sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SERÁS PRÓSPERO NESTA TERRA



Fome. Falta de água. Quando isso acontecia nos tempos dos patriarcas a primeira coisa que se fazia era ir para outra terra. Abraão fez isso e foi parar no Egito, onde teve que mentir para não perder a vida. Mas Deus tinha lhe pedido para ficar em Canaã. Isaque, passou pela mesma situação e decidiu ir ao Egito, todavia o Senhor o impediu.

E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser. Gn 26:2

A bênção que o Senhor tinha prometido a Abraão e sua descendência era em Canaã e não no Egito. Abraão teimou e foi para lá. Agora Isaque queria fazer a mesma coisa. Não! Isso serve a nós também. Normal alguém estar descontente por algum motivo no emprego que está, mas se Deus prometeu que irá exaltar naquele lugar, não devemos sair dali enquanto não formos exaltados ou Deus nos pedir para sair, pois é ali que Ele quer nos usar para glorificar o nome Dele. Algumas pessoas dizem ter uma carta na manga quando estão numa situação ruim. Dizem: eu não preciso ficar nesse emprego, tem um lugar que se eu for vão me aceitar de volta lá. A carta na manga de Isaque era o Egito, como se lá fosse perfeito, nunca houvesse problema, lá poderia não estar com problema de comida, mas com certeza devia ter seus problemas e Isaque não via isso, pois estava longe daquela terra. Da mesma forma também não devemos dizer que tal lugar está melhor do que o nosso atual sem saber o que ocorre por lá. Uma família simples daqui de São Paulo pode reclamar das inúmeras enchentes e alagamentos e fica pensando se seria melhor morar em outro Estado, por exemplo do Centro Oeste, mas estando longe não sabe que lá é bem seco e quase não chove. Aqui essa família corre riscos sérios de leptospirose ou outras bactérias, mas naqueles estados correm o risco de problemas respirátórios.

Isaque obedeceu a voz do Senhor e permaneceu em Gerar, sob o comando de Abimeleque, rei dos Filisteus. E aconteceu que: Semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava (Gn 26:12). Ai estava a confirmação e a vontade do Senhor sendo feita. No versículo seguinte diz: E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 

Todas essas coisas chamaram a atenção do rei que foi ter com Isaque pedindo para que ele saísse dali. O filho de Abraão foi para o vale de Gerar. Lá os servos de Isaque abriram poços que tinha sido tampados e entulhados pelos filisteus e deles saíram água viva. E isso gerou contendas entre os filisteus e os servos de Isaque. Tiveram que se mudar de novo e foi para Berseba onde Deus se revelou para ele reafirmando a promessa feita a seu pai.

Abimeleque e seu exército vieram atrás do Isaque que estranhou essa atitude e para sua surpresa ouviu:

Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Gn 26:28

O inimigo se prostrou e reconheceu que Deus era na vida de Isaque. Tudo isso só aconteceu porque Isaque obedeceu a Deus que não deixou que ele fosse ao Egito. E se ele tivesse desobececido? E se nós desobedecermos a Deus e fazer contrário ao que Ele quer para nós? Será que vamos desfrutar, prosperar e ainda ver o mundo reconhecer que Deus é na nossa vida? O Abimeleque dos nossos dias pode ser o gerente do emprego que você está descontente mas se permanecer pode crescer, ser exaltado e o seu gerente reconhecer que há Algo diferente em você, ou seja, Deus é contigo, e ele vai querer saber quem é esse Deus. Testemunho melhor que esse não há e não será muito difícil ganhar mais essa alma para Jesus. Vai saber se você conseguiria a mesma coisa se usasse a carta que você tem na manga. Creio que não, pois Deus não está lá naquele lugar, Ele está onde quer que você esteja e é ali que te fará prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário