HISTÓRIA da IPRB

Fome da Palavra de Deus,
ênfase à doutrina do Espírito Santo,
vontade de consagrar-se mais a Jesus.


A XVII Assembleia Geral, realizada em Poços de Caldas, MG, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2009, marcou o início das comemorações dos 35 anos (1975-2010) de fundação da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), a serem comemorados durante todo o ano de 2010. Sua história de vida, que hoje se constitui numa denominação forte e respeitada, é resultado de um trabalho conjunto, árduo e de desafios e bênçãos alcançadas nessas três décadas e meia. Não há como não se lembrar de seus primeiros passos, de suas Assembleias para eleição e decisão de assuntos administrativos.

Por isso, falar sobre a IPRB é, sem sombra de dúvidas, relembrar fatos de seu nascedouro, repassar as páginas coloridas dos anos de vitórias e ver como Deus tem abençoado esta Igreja, que não é fruto do acaso, mas resultado do movimento de avivamento espiritual que se instaurou no meio presbiteriano nas décadas de 60 e 70, caracterizado “por uma fome da Palavra de Deus, por uma ênfase à doutrina do Espírito Santo, por uma vontade de consagrar-se mais a Jesus”. Esse foi um tempo marcado pelo mover de Deus.

O mover do Espírito Santo
Nessa época, um intenso avivamento espiritual alcançou as Igrejas Presbiterianas Independentes de Assis, Bauru, Cruzeiro, Ipiranga, no Estado de São Paulo, Arapongas, Campina da Lagoa, Campo Mourão e Maringá, no Estado do Paraná, Natal, RN, e Recife, PE, Teófilo Otoni, MG, e região, e em muitos outros lugares. Pessoas eram visitadas de maneira sobrenatural e batizadas pelo Espírito Santo. Era o começo de uma Igreja séria e comprometida com os princípios bíblicos. 
Com o passar dos dias, o movimento ia tomando maiores proporções e atingindo igrejas em diversas regiões do Brasil. Após o Supremo Concílio da IPI, realizado em 1972, os pastores avivados foram punidos e cassados (excluídos) por seus Presbitérios. Muitos, por convicção ao mover do Espírito Santo em suas igrejas, renunciaram à jurisdição, dispostos a não acatar a posição do Supremo Concílio, que tentava calar a voz do avivamento. Não havendo outra saída, um grupo de pastores estava disposto a tomar um novo rumo e fundar uma denominação.
 

Nascem a IPIR e a ICP
A reunião constitutiva da Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, foi realizada nos dias 5 a 9 de julho de 1972, em Assis, SP, com a presença de 11 ministros e 40 presbíteros. O Pr. Palmiro Francisco de Andrade (in memoriam) foi eleito presidente da nova denominação, o Jornal Aleluia, que está na edição de nº 354, declarado como seu órgão oficial, o hino Obra Santa do Espírito escolhido como hino oficial e a sua sede em Arapongas. Surgia um novo tempo para aqueles que abriram seus corações e, mais do que convictos do propósito de Deus, consolidados pelo avivamento espiritual.
Por outro lado, na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), quatro núcleos de líderes já haviam sido alcançados pelo movimento, em: Cianorte, Brasil Central, São Paulo e Vitória, ES. Esses grupos logo se desvincularam (desligaram) da IPB e formaram seus próprios Presbitérios, organizando a Igreja Cristã Presbiteriana (ICP), antes da organização da IPIR, no final da década de 60. Mais tarde, as lideranças da ICP e da IPIR, percebendo suas afinidades, começaram a manter contatos, pensando numa futura união.

O nascedouro da IPRB
Depois de vários encontros preliminares, realizaram-se entre as duas lideranças duas importantes reuniões. Uma em Assis, SP, em 1974, onde foram amplamente discutidas as diretrizes para a futura união e, outra, no mesmo ano (julho), em um encontro de avivamento, na cidade de Arapongas, PR, quando se decidiu, com muita alegria, num clima muito espiritual, pela união, ficando definido que o nome da igreja seria “Igreja Presbiteriana Renovada”. 
No ano seguinte, em Maringá, PR, na  Assembleia Geral, em 8 de janeiro de 1975, na Rua Tamandaré, 975, onde é o templo da 1 ª IPR local, foi oficializada a organização da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. A primeira diretoria ficou assim composta: presidente: Pr. Abel Amaral Camargo (in memoriam); vice-presidente: Pr. Celsino Marques de Azevedo; secretário executivo: Dr. Jamil Josepetti (in memoriam); 1º secretário: Pb. Joel Ribeiro de Camargo; 2º secretário: Pr. Jonathan Ferreira dos Santos; tesoureiro: Pb.  José Fernandes Pedrosa, atualmente pastor e tesoureiro.
A Igreja organizada contava com 84 igrejas, 94 congregações, 59 pastores, 89 evangelistas, 257 presbíteros, 278 diáconos, 7 campos missionários, 8.335 membros, 12.497 alunos da EBD, 97 templos e salões, 26 casas pastorais, 34 terrenos, 776 assinantes do Jornal Aleluia, e 60 alunos no Instituto Bíblico de Cianorte, atualmente o SPR-CNT.  

Diante de tudo isso, o momento seria oportuno para reconhecer e agradecer o trabalho realizado pelos ex-presidentes da IPRB, Pr. Abel Amaral de Camargo (1975-1988) e Pr. Dr. Jamil Josepetti (1989-2000), assim como por todos os pastores, presbíteros e membros fundadores desta denominação. A nossa eterna gratidão aos pastores que já compuseram a Diretoria Executiva, e que estão filiados à IPRB: Pr. Jobel Cândido Venceslau, Pr. Joaquim Vidal de Ataídes, Pr. Lauro Celso de Souza, Pr. Altair Batista Linhares, Pr. Natanael Antônio Palazin, Pr. Anairton de Souza Pereira, Pr. Jair Ventura, Pr. Claudenir de Pieri, Pr. Marcos Antônio C. Zengo, Pr. Altair do Carmo Mateus Nunes, Pr. Elzi Gomes Fialho e Pb. Joel Ribeiro de Camargo.
Agradecemos, também, aos pastores Nilton Tuller, Jonathan Ferreira dos Santos, Celsino Marques de Azevedo, José Simões da Rocha e Dr. Divino Guimarães, pelos serviços prestados à denominação. Embora não estejam mais na Renovada, foram membros da diretoria Executiva, e muito ajudaram a escrever a história desta abençoada Igreja. A nossa oração é que Deus abençoe todos estes homens (diretores), juntamente com as suas famílias e ministérios.

A Renovada hoje 
Louvamos a Deus pela IPRB que, segundo a estatística de 2009, soma hoje 120.807 membros, 1.078 pastores e pastores auxiliares, 25 missionários da MISPA, 2.155 presbíteros, 2.785 diáconos, 2.390 diaconisas, 350 evangelistas (homens) e 201 evangelistas (mulheres), 146 missionárias locais, 764 co-operadoras, 458 igrejas, 165 congregações presbiteriais, 495 congregações locais, 49 campos missionários, 581 pontos de pregação, 1.152 grupos familiares, 1.000 templos, 343 casas pastorais, 2 Seminários (um em Cianorte, PR, e outro em Anápolis, GO, com extensão em Goiânia, GO. Uma Editora, em Arapongas, PR, e um Órgão Missionário (MISPA), em Assis, SP.

Gratidão
 

Advanir Alves Ferreira é pastor da IPRB desde 17/08/1985.
Detentor do prontuário 381.
Presidente da IPRB desde 2001.

Texto publicado no Jornal Aleluia de julho de 2010, ed. 354, p. 02.