quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEM QUALQUER DIREÇÃO



Existe um jogo teatral que consiste na pessoa ter seus olhos vendados para que outra pessoa o ajude a andar, seja de mãos dadas com ela ou apenas pelo uso da voz. Na verdade fizemos isso no Reaj deste ano com o pastor Pipa no Retiro da Igreja, e fizemos as duas situações: de mãos dadas e sem as mãos. A pessoa que fica com os olhos tampados fica numa situação difícil, afinal não sabe para onde está indo e além disso está sujeito a tropeçar em algo.

Há pessoas que não estão com os olhos vendados mas mesmo assim caminham por caminhos escuros, ou seja, trevas. E acredita que sabe para onde está indo, porém não sabe, o inimigo a faz acreditar que ela está vendo e ainda dá segurança para que continue a passos largos para o precipício do pecado. Sobre andar no escuro, Jesus disse:

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 12:35
 

Não é preciso dizer mais nada, Jesus disse com todas as letras, quem O contrariará?

Enquanto escrevo essa mensagem lembro-me da parábola do filho pródigo que pediu para seu pai a parte na herança e saiu para o mundo e seguiu um caminho de trevas, literalmente sem saber para onde ia, ao ponto de chegar a comer junto com os porcos, animal impuro para os judeus. Esse é o destino para quem anda nas trevas. O filho pródigo achou que estando independente teria uma vida melhor, desfrutando das coisas boas da vida. Mas fez tudo isso longe da luz, representado pelo seu pai. É claro que é possível ter uma vida melhor na presença de Jesus, a verdadeira luz do mundo. Porém, infelizmente há aqueles que são seduzidos pelo diabo e acreditam que vida boa mesmo é só longe de Jesus, livres de qualquer regra ou doutrina. Eles ficam cegos para enxergar a luz de Jesus e passam a ter os olhos bem abertos para uma vida ilusória, que na verdade são puras trevas.

Ore a Deus para que a luz de Jesus guie seus passos e não o deixe tropeçar no pecado. E uma forma para se manter na luz é a Palavra de Deus, como diz o Salmo:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119.105

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HUMILDADE NUNCA É DEMAIS



Sempre há aqueles que por possuir alguma posse ou conhecimento se sente superior aos que não tem. E quando não há posse nem conhecimento, mas possui algum título ou cargo, também se sente em vantagem perante os outros. E quando há algum evento ou tarefa mais especial ela mesma se pronuncia e dá um passo a frente sem ser ter sido chamada para isso. Suponhamos no nosso caso, como Igreja, que o pastor tem um projeto e precisa escalar pessoas para isso. Aquelas pessoas de sempre tomam a frente erguendo o dedo na reunião querendo expor a sua ideia ou opinião, tendo em mente que já foi escolhida. Todavia o pastor não a tinha escolhido, preferiu ouvir a opinião de uma pessoa que não tinha cargo nem conhecimento. Aquilo foi um duro golpe para aquela pessoa que se engrandeceu e acreditou que naturalmente seria a escolhida. Após a reunião, a pessoa que foi ignorada ficou abatida e o pastor tendo visto isso foi conversar com ela. Contou a parábola que Jesus disse ao observar os convidados de uma festa tomando assento. Nela Jesus disse que quando você for convidado a uma festa não sente no lugar de destaque sem ser chamado, pois pode acontecer de o dono da festa tirar você de lá para colocar outra pessoa. Sente no lugar mais distante, pois o dono da festa verá você e o chamará para um lugar melhor. Porque: Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. (Lucas 13:8-11).

Ainda que você tenha estudado mais que os outros, ainda que você tenha um cargo, tenha diversos dons, seja sempre humilde. Não se engrandeça, pois o Senhor pode dar oportunidade para outra pessoa, afinal um dia você também não tinha todo o conhecimento e era uma pessoa nova na igreja e teve sua oportunidade. Ninguém é insubstituível, sempre haverá novos líderes, novos instrumentistas, novos profetas, novos presbíteros. Façamos a nossa parte e o Senhor sempre nos honrará e, além disso, devemos ficar felizes quando o nosso irmão é honrado, pois quem ganha com tudo isso é o Corpo de Cristo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O QUE TE DÁ CORAGEM???



O QUE TE DÁ CORAGEM???

Em algum momento da nossa vida precisamos de coragem.. seja pra tomar decisões difíceis.. seja pra enfrentar desafios..
A questão é.. onde procuramos essa coragem?
Muitos de nós procuramos coragem em nossos amigos.. nossos pais.. cônjuges.. líderes..
Outros procuram em personalidades da TV.. do rádio.. do cinema.. e até da imaginação..rs
Há ainda os que se drogam ou bebem para “ter coragem”..

O problema é que essa “coragem” é passageira.. é momentânea...
Dura apenas instantes.. e depois te deixa na mão... muitas vezes com vergonha..
(Quando precisamos de coragem para fazer coisa errada)

Para enfrentarmos desafios verdadeiros, justos e que nos trarão vitórias de Deus... precisamos mais do que coragem... precisamos nos TORNAR CORAJOSOS..

Sabe quando você quer pedir uma pessoa em namoro.. mas não qualquer pessoa, aquela que você sabe que será seu cônjuge..
Ou quando você vai fazer a entrevista para o cargo que você tem orado tanto..
Ou quando recebe a tão esperada promoção e se depara com um grande desafio no trabalho...
Ou ainda... quando Deus te dá o dom que você tanto buscou.. mas é preciso coragem para usá-lo..
Enfim..

DEUS NÃO QUER APENAS NOS DAR CORAGEM... ELE QUER NOS FAZER CORAJOSOS!!
Como??

O povo de Israel, ao sair do Egito, estavam a poucos km da Terra Prometida.. mas..
Deus os levou por um caminho de 40 anos (Ex. 13:17)...
Eles saíram do Egito prontos para guerrear (Ex. 13:18)... mas..
Sem coragem nenhuma para enfrentar desafios.. (eles nunca haviam guerreado, era uma geração de escravos covardes)

Deus então os levou pelo caminho do mar vermelho..
Neste caminho (MAIS LONGO) eles andaram na companhia de colunas de fogo, de nuvens e anjos.. DO PRÓPRIO DEUS..
E ao depararem-se com o mar vermelho.. puderam ver com os próprios olhos a grandeza do DEUS que os estava chamando para uma vida de desafios...
o DEUS que os chamava para conquistar terras estava mostrando Seu poder a eles..
DEUS OS ESTAVA ENCORAJANDO EM MEIO AS TRIBULAÇÕES!!!!

Será que não é isto que acontece conosco também??
Tiago diz que “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:3-4)

Quando estamos em meio ao deserto... NÃO estamos abandonado..
ESTAMOS SENDO FORJADOS... FORJADOS EM CORAGEM para enfrentar desafios maiores..

As experiências do povo de Israel serve até os dias de HOJE para animar cristãos em tempos de crise..
As experiências deles no deserto revelaram o DEUS QUE SERVIMOS HOJE..
(A BÍBLIA TESTEMUNHA TUDO)

É nessas experiências (de deserto) que Deus o fará corajoso!!
Quando estiver em meio ao deserto.. não seja murmurador.. não desanime..
MAS busque o Senhor (leia Bíblia, ore, louve).. e veja os livramentos em meio ao deserto..
Quando o deserto acabar você terá muitas histórias de vitórias (experiências pessoais)..
E seu coração enfrentará novos desafios com coragem..
POIS VOCÊ LEMBRARÁ DO QUE SEU DEUS JÁ FEZ POR VOCÊ..
E TERÁ CERTEZA QUE ELE PODE FAZER NOVAMENTE..

AQUILO QUE É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS.. É POSSÍVEL À DEUS!! (Lc 1.37).

Sem experiências pessoais com Deus não temos coragem para enfrentar desafios..
Pois não conhecemos o Deus que servimos.. MAS
Depois de uma grande experiência..
saberemos exatamente o tamanho do nosso Deus – TODO PODEROSO, ONIPRESENTE E ONISCIENTE!!

Já se encorajou HOJE?
(então vai ler a Bíblia e orar)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Versículo do dia - Lv 10:10

Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro. Levítico 10:10

Essa lei foi dada por Deus a Moisés direcionada aos sacerdotes e nos versículos anteriores diz que não poderiam beber vinho ou outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda Sagrada. Em outras palavras, não chegar na presença de Deus com a impureza da bebida.  E logo em seguida Deus amplia e pede para que se faça separação do que é santo e profano. Aos nossos olhos cristãos, conhecedores do Novo Testamento de Jesus Cristo, poderíamos dizer: separação entre o que é do espírito e o que é da carne. O significado de puro e impuro também é conhecido por nós cristãos.

Deus pede para fazer essa separação porque Ele não admite qualquer vestígio profano ou impuro naquele que O está servindo. Tem que se manter santo e também ter costumes dignos de quem é santo. Luz e trevas não habitam juntos. O espiritual e o carnal não devem habitar a mesma casa, o mesmo templo. Poderíamos comparar essa separação com o seguinte: imagine que você vai mudar de casa e no caminhão de mudanças não cabem todas as suas coisas, desta forma precisará separar aquilo que te serve e o que não serve, aquilo que fará falta e o que não fará falta. Quando tomamos a atitude de viver uma vida dedicada a Deus, vida santa, temos que deixar para trás atitudes, hábitos, vontades e até objetos que não agradam a Deus. Por outro lado devemos manter aquilo que há de santo em nós.

Mesmo que você não esteja de mudança de casa, pode muito bem mudar sua situação. Deixar o profano e o impuro para trás. Santo e puro para perto de você e profano e impuro para lá, mas para lá longe, ao ponto de você não enxergar mais.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Versículo do dia Marcos 1:22 - Autoridade ao ensinar



"As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei."

A admiração dessas pessoas se dá porque os mestres da Lei ensinavam mas não eram exemplos naquilo que ensinavam, todavia Jesus ensinava o amor e também o praticava, pregava a compaixão e era compassivo. Tudo que Ele ensinava Ele fazia. E os mestres da Lei ensinavam a Lei e faziam as pessoas cumprir impondo um jugo muito pesado sobre elas, enquanto que eles não obedeciam a Lei e davam como desculpa as tradições religiosas.

Nós, sendo cristãos, ao ensinar algum princípio cristão temos que praticá-los também. Claro que não somos perfeitos e somos sujeitos a errar e não sermos constantes, mas é necessário tentar e fazer o possível para não darmos mal testemunho e alguém dizer: Ele ensina que não podemos ser cobiçosos, mas vive cobiçando o cargo do outro irmão. Péssimo exemplo! Há um dizer muito errado no mundo secular e espero que seja só no meio secular que diz: Faça que eu falo, mas não faça o que eu faço. Típica atitude de fariseu! Não podemos pensar e agir assim. Mas ao contrário, devemos ser imitadores de Cristo. Temos que ensinar com autoridade para não sermos pedra de tropeço para ninguém.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PRESENÇA DE DEUS



O que somos sem a presença de Deus?
Somos iguais aos outros que não creem, não conhecem ou os que não querem conhecer.

Mas Moisés disse que a presença de Deus é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra. (Êxodo 33:16b)

Os outros povos adoravam deuses de barro e metal - os povos de hoje também adoram deuses - tanto as imagens quanto personalidades que são endeusadas, idolatradas e também adoram bens e materiais de valor.

Será que aqueles que dizem ser cristãos mas que não estão lendo a palavra, orando e jejuando também não estão adorando deuses estranhos? Pode não ser do mundo secular, mas também há artistas da música cristã, pastores, líderes, enfim, uma pessoa de destaque.

Os outros povos não tem um caráter que Deus aprova e Ele nos aconselha a: não seguir a maioria quando ela faz o que é errado e não dar testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça (Êxodo 23:2).

Devemos na verdade buscar e pedir a presença de Deus como Moisés pediu, pois só nela conseguimos agradá-Lo e obedecer à Tua vontade.

Além de que devemos realmente ser diferente daqueles que estão fora da presença do Altíssimo. Temos que ser sal e luz para o mundo. Somos aqueles que podemos resgatar esses outros povos e trazê-los para a presença de Deus.

E se alguém falar que você está diferente, isso é uma boa notícia, mas na verdade deve corrigí-lo e dizer: não estou diferente, eu sou diferente, pois Deus está comigo e eu O sirvo e faço a vontade Dele e da sua presença eu não quero sair.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMO ESTÁ A SUA FÉ?



Quando se lê o livro do Evangelho de Mateus é possível perceber que o Senhor Jesus em algumas passagens classifica a fé em grande ou pequena. Infelizmente a pequena ou pouca fé aparece mais vezes.

Não é uma questão de medir a fé. Simplesmente não há meio-termo. Ou se tem a fé grande ou pequena.

Pedro demonstrou ter pouca fé ao caminhar no meio da tempestade sobre as águas. Jesus pediu para que ele viesse, mas Pedro foi reparar nas ondas, na tempestade, enfim, nas adversidades que o rodeavam. Percebendo que ele não conseguiria, estendeu suas mãos para ajudá-lo. E disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:30,31.

As adversidades abalaram a fé de Pedro que estava a caminho. Ele já tinha dado o passo inicial, que geralmente é muito difícil, também exige fé, todavia é necessário te-la do começo ao fim. Há até aquela expressão: nadou, nadou, mas morreu na praia. Quem tem fé tem que conseguir nadar, nadar e chegar até o fim. É necessário uma grande fé.

Em outra passagem Jesus se admira com a fé do centurião que só queria ouvir de Jesus que seu empregado se curasse. O Senhor até se propôs a ir, mas o centurião disse que não era digno de recebe-Lo:

Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mateus 8:8

Pois da mesma forma que ele falava com seus soldados e eles obedeciam, Jesus também poderia com uma palavra curar o servo dele. Jesus se admirou disso: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mateus 8:10 

Numa outra passagem fica claro que aqueles que se preocupam com o que hão de comer ou vestir é sinal de pouca fé, porque se até os lírios do campo e os pássaros não ficam desamparados quanto mais o homem, a obra maior de Deus. (Mateus 6:30)

Para finalizar quero deixar a passagem em que dois cegos pediram para que Jesus os curasse:
Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.
Mateus 9:28-30

O tamanho da nossa fé que determinará o quanto conseguiremos aquilo que almejamos. Caso tenhamos a fé do tamanho do grão de uma mostarda seremos capazes de muita coisa, segundo a vontade de Deus, é claro.