quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEM QUALQUER DIREÇÃO



Existe um jogo teatral que consiste na pessoa ter seus olhos vendados para que outra pessoa o ajude a andar, seja de mãos dadas com ela ou apenas pelo uso da voz. Na verdade fizemos isso no Reaj deste ano com o pastor Pipa no Retiro da Igreja, e fizemos as duas situações: de mãos dadas e sem as mãos. A pessoa que fica com os olhos tampados fica numa situação difícil, afinal não sabe para onde está indo e além disso está sujeito a tropeçar em algo.

Há pessoas que não estão com os olhos vendados mas mesmo assim caminham por caminhos escuros, ou seja, trevas. E acredita que sabe para onde está indo, porém não sabe, o inimigo a faz acreditar que ela está vendo e ainda dá segurança para que continue a passos largos para o precipício do pecado. Sobre andar no escuro, Jesus disse:

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 12:35
 

Não é preciso dizer mais nada, Jesus disse com todas as letras, quem O contrariará?

Enquanto escrevo essa mensagem lembro-me da parábola do filho pródigo que pediu para seu pai a parte na herança e saiu para o mundo e seguiu um caminho de trevas, literalmente sem saber para onde ia, ao ponto de chegar a comer junto com os porcos, animal impuro para os judeus. Esse é o destino para quem anda nas trevas. O filho pródigo achou que estando independente teria uma vida melhor, desfrutando das coisas boas da vida. Mas fez tudo isso longe da luz, representado pelo seu pai. É claro que é possível ter uma vida melhor na presença de Jesus, a verdadeira luz do mundo. Porém, infelizmente há aqueles que são seduzidos pelo diabo e acreditam que vida boa mesmo é só longe de Jesus, livres de qualquer regra ou doutrina. Eles ficam cegos para enxergar a luz de Jesus e passam a ter os olhos bem abertos para uma vida ilusória, que na verdade são puras trevas.

Ore a Deus para que a luz de Jesus guie seus passos e não o deixe tropeçar no pecado. E uma forma para se manter na luz é a Palavra de Deus, como diz o Salmo:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119.105

Nenhum comentário:

Postar um comentário