segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMO ESTÁ A SUA FÉ?



Quando se lê o livro do Evangelho de Mateus é possível perceber que o Senhor Jesus em algumas passagens classifica a fé em grande ou pequena. Infelizmente a pequena ou pouca fé aparece mais vezes.

Não é uma questão de medir a fé. Simplesmente não há meio-termo. Ou se tem a fé grande ou pequena.

Pedro demonstrou ter pouca fé ao caminhar no meio da tempestade sobre as águas. Jesus pediu para que ele viesse, mas Pedro foi reparar nas ondas, na tempestade, enfim, nas adversidades que o rodeavam. Percebendo que ele não conseguiria, estendeu suas mãos para ajudá-lo. E disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:30,31.

As adversidades abalaram a fé de Pedro que estava a caminho. Ele já tinha dado o passo inicial, que geralmente é muito difícil, também exige fé, todavia é necessário te-la do começo ao fim. Há até aquela expressão: nadou, nadou, mas morreu na praia. Quem tem fé tem que conseguir nadar, nadar e chegar até o fim. É necessário uma grande fé.

Em outra passagem Jesus se admira com a fé do centurião que só queria ouvir de Jesus que seu empregado se curasse. O Senhor até se propôs a ir, mas o centurião disse que não era digno de recebe-Lo:

Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mateus 8:8

Pois da mesma forma que ele falava com seus soldados e eles obedeciam, Jesus também poderia com uma palavra curar o servo dele. Jesus se admirou disso: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mateus 8:10 

Numa outra passagem fica claro que aqueles que se preocupam com o que hão de comer ou vestir é sinal de pouca fé, porque se até os lírios do campo e os pássaros não ficam desamparados quanto mais o homem, a obra maior de Deus. (Mateus 6:30)

Para finalizar quero deixar a passagem em que dois cegos pediram para que Jesus os curasse:
Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.
Mateus 9:28-30

O tamanho da nossa fé que determinará o quanto conseguiremos aquilo que almejamos. Caso tenhamos a fé do tamanho do grão de uma mostarda seremos capazes de muita coisa, segundo a vontade de Deus, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário