quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você está fazendo a sua PARTE?

“Os homens lhe disseram: "Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. Qualquer pessoa que sair da casa será responsável por sua própria morte;..” Josué 2:17-19

A história de Raabe nós conhecemos.. a prostituta de Jericó que foi salva pelos  espias e passou a viver com o povo de Israel, mais do que isso, ela tornou-se a mãe de Boaz (Mt1.5) e tataravó de Davi.. ou seja, entrou para a genealogia de Cristo!!
Mas para chegar a tudo isso, ela tomou uma atitude de fé e obediência. Sem conhecer muito o povo de Israel, mas ouvindo sobre o que Deus estava fazendo por eles decidiu ajudar os espias em sua própria terra. Em troca deste favor pediu que sua vida e a de sua família fossem poupadas quando eles tomassem aquela terra (ela creu mais que os próprios israelitas). No versículo acima está descrita essa aliança, e a parte que cabia a Raabe – amarrar o cordão vermelho e permanecer na casa com sua família. Raabe fez sua parte, e foi salva.
Ainda teríamos outro exemplo no AT, quando o povo saiu do Egito. Quem não passasse o sangue do cordeiro nos umbrais das portas e não permanecesse dentro também teria seu primogênito morto. Mais uma vez uma questão de fé e obediência para ser salvo.
E quanto a nós???
Cristo derramou seu sangue por nós, na ultima ceia orou por nós, nos pediu que participassemos sempre da ceia como uma maneira de participarmos do seu sangue (cordão de Raabe, sangue dos umbrais), deixou-nos mandamentos para cumprir (estão na Bíblia), prometeu que voltaria para nos livrar da morte eterna.. mas não disse a hora!!
Ele disse que voltaria como um ladrão a noite, que não se sabe que horas vem... assim também aconteceu com as 10 virgens, o noivo veio em um horário inesperado.. Raabe não sabia que horas viriam os espias.. o povo no Egito não sabia que hora passaria o anjo da morte.. NÓS NÃO SABEMOS QUE DIA E HORA VIRÁ JESUS!!
O que quero deixar para a meditação de todos é:
Cristo fez uma aliança conosco, e está cumprindo a parte dEle. Mas temos uma parte nessa aliança também, e precisamos cumprí-la. Ele tem compromisso conosco, se tivermos compromisso com Ele. Não podemos deixar de participar da Sua mesa (CEIA) até que venha, não podemos nos afastar do Seu corpo (IGREJA) que nos ajudará a mantermos o caminho.. essa é a nossa garantia de livramento, a obediência à sua Palavra.
Não poderemos culpar ninguém por nossa derrota e morte.. se sairmos da presença de Deus, nós mesmos somos responsáveis pelo que acontecer conosco.
Temos uma parte nessa aliança.. estamos fazendo nossa parte?
Deus os abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário