sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

 
            Seria a beleza mais importante que a saúde? Seria o status? Ou ainda uma mansão luxuosa? Para os judeus da época pós-exílio havia coisas mais importantes do que reconstruir o templo, por exemplo, construir mansões luxuosas e o Senhor não se agradou nem um pouco disso e perguntou através do profeta Ageu:
Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? " v.4 (Ag 1).
            O templo para eles já não era tão importante, em outras palavras, Deus não era o centro da vida deles e vale lembrar que o templo deve ficar na posição central com as tribos ao redor, segundo a vontade do Senhor. Por causa disso, os judeus sofreram consequencias, conforme está escrito no v.6:
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".
            Enquanto o Senhor não enviasse o Messias, o templo seria a casa Dele entre o povo, ou seja, eles deviam cuidar, manter e deixar sempre em ordem a casa do Senhor, no caso estava destruido, era então o dever deles reconstruir, mas não fizeram e foi necessário o Senhor ordenar essa reconstrução: Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.
            Mas séculos mais tarde nasceu Jesus e Ele assumiu a forma do templo de Deus, disse que o templo seria derrubado e reconstruido em três dias. Após a ascensão de Cristo, nós passamos a ser templo do Espírito Santo, conforme está em 1 Coríntios 6:19: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
            Hoje nossa preocupação não é ter edifícios suntuosos para cultuar a Deus, claro que isso não é desculpa para fazermos de qualquer prédio um espaço para culto e adoração, mas ter um lindo templo com diversas instalações não vai garantir salvação para ninguém. O que se torna importante então para nós cristãos? Nosso corpo! Pois é nele que o Espírito Santo habita e com ele é que devemos nos importar. Será que nosso corpo tem sido digno de receber o Espírito Santo? Será que nossas vestes ou acessórios não tem ofuscado ou até afastado a presença do Senhor? Pode na casa do Senhor habitar mentira, volúpia, pornografia? E qual é a música ambiente desse templo? Louvores ao Senhor ou a música dos pagãos? Deixar de lado o templo que existe dentro de nós pode acarretar consequencias semelhantes aquelas descritas no livro de Ageu: nosso salário não ser suficiente, falta de segurança (para aqueles que investem tanto dinheiro para isso), doenças, etc. Tudo isso pode acontecer para aqueles que não tem Jesus como centro da sua vida. É preciso cuidarmos desse templo, no qual o Senhor faz morada, e se alguma coluna quebrar ou a tinta descascar temos que reformar e deixar do jeito que o Senhor nos deu, pois no Dia do Senhor teremos que entregá-lo do jeito que recebemos.

com a colaboração de Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário