segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MISERICÓRDIA

Que surpresa não seria se após assaltar um banco e todos ficarem sabendo, o dono do banco viesse a nós e dissesse:
_ Olha, não se preocupe, sua foto já saiu em todos os jornais, mas eu não vou deixar que a polícia te prenda, já disse a eles que quero você livre!
_ Mas como??  Assim que eu virar a esquina o primeiro policial que me ver vai me prender, ou a primeira pessoa que me ver vai me entregar a polícia para eu  ser preso..
_ Não se preocupe, use esse crachá! ( que está escrito - “Eu o perdoei e paguei a fiança, ele está livre!” ass. Dono do Banco)

Poderíamos pensar ainda em um crime maior como assassinato, pedofilia, seqüestro, entre outros. Certamente nós não perdoaríamos. Se possível  até condenaríamos à morte.  A história acima parece algo impossível de acontecer.

Mas a Bíblia conta a história de Caim após ter matado seu irmão, Abel (Gên.  4). Deus deu a ele a sentença que lhe cabia, a conseqüência de seu pecado. Caim porém,  retrucou ao Senhor: “serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”. Caim sabia que merecia condenação, e poderia ser morto.

Porém, na seqüência vemos uma provisão do Senhor – “e o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém viesse matá-lo” (v.15)

Muitas pessoas já especularam sobre esse “tal sinal”.. mas ninguém sabe como era este sinal.. só sabemos que foi por causa deste sinal que Caim não foi morto, e ainda constituiu família (v.17-18).

E é sobre este ponto que gostaria de chamar a atenção: O sinal que o próprio Deus colocou em Caim para que ele não fosse morto. (Detalhe, nem o próprio Deus o matou)

Assim como a Caim, Deus também nos providenciou um sinal para que nosso inimigo não nos matasse. Um sinal que nos livra da MORTE. Um sinal que nos devolve a vida e a possibilidade de reconstruí-la. Um sinal que não merecemos, mas Deus fez questão de nos dar!

Assim como Caim, cometemos pecado contra Deus e nosso próximo, e merecemos sofrer as conseqüências de nossos erros, MAS Deus não quer nossa Morte. Nosso Deus é um Deus de VIDA. Nosso Deus é um Deus misericordioso, e que tem prazer em nos oferecer outra chance.

Caim não soube aproveitar muito bem a chance que Deus lhe dera, pois o restante do capítulo nos revela que seus descendentes não foram ensinados nos princípios de Deus (v 19-24), ao invés de arrependerem-se e mudar de vida, preferiram andar em maldades e outras coisas que não agradam a Deus.

Nós, porém, que fomos alcançados por tão grande amor de Deus e recebemos sua misericórdia, podemos responder a esta segunda chance com uma Vida dedicada a Ele.  
Ele nos deu VIDA em Cristo, apagou nosso passado, perdoou nossos pecados e agora nos dá uma Nova Vida para vivermos para Ele, não façamos como Caim.

Que 2011 seja uma chance nova para agradarmos e servirmos Àquele que é Digno de toda Glória!!

Carol Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário