terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA

O que um idoso pode fazer em sua velhice?
Com 60 anos já estão aposentando, com 80 já estão acamados, e com 99 anos?  Os idosos mais fortes e animados participam de grupos da terceira idade, aprendem a dançar, a praticar algum esporte, se matriculam em um curso superior, outros viajam, outros se dedicam ao voluntariado.. mas a maioria, não faz mais nada na velhice..  
Não sei se algum idoso irá ler esta palavra.. mas certamente futuros idosos sim.
No capítulo 17 de Gênesis, Moisés escreve que Abraão estava com 99 anos (SIM.. 99 ANOS), quando Deus lhe disse para andar em sua vontade e ser íntegro.  
Quando prestei atenção na idade de Abraão (que ainda era Abrão), pensei: “ Deus se interessa pela vida de santidade do homem por toda a sua vida! Não somente na juventude. Não somente na vida adulta.”
Mas como andar na vontade de Deus e ser Íntegro na velhice? Ou por toda a vida?
Sabemos que os maus hábitos que temos na juventude nos acompanharão na velhice.. pense em um idoso que dá trabalho.. aquele que não gosta de banho, de conversar, que é amargurado, que não quer passear, que não tem amigos, que não quer ir a igreja.. na maioria dos casos, ele foi um jovem e um adulto com o mesmo problema.. quem não tem prazer na higiene quando jovem, não terá na velhice..
Acredito que o mesmo poderia aplicar a vida cristã.. Se Deus se interessa por nossa vida de comunhão e de integridade com Ele até a morte,  como poderemos agradá-lo futuramente, se não nos esforçamos para agradá-lo agora. Se não mudarmos hábitos hoje, quando ainda somos jovens, como o faremos nos anos mais difíceis de nossa vida?
Quando crianças, não gostamos de escovar os dentes... mas nossos pais insistem até que “peguemos” o costume... pronto.. ai é só manter.. não seremos adultos sem dentes, ou banguelos precoces.. é uma questão de FORMAR BONS HÁBITOS..
Os bons hábitos que nós podemos nos esforçar para obter são muitos.. entre eles: Gosto pela leitura bíblica, gosto pela oração, prática de jejum, comunhão com os irmãos, abandonar a mentira, ser tolerante, ser servo, ser amável, ter lábios puros, ter mente pura..
Gostaria de encorajá-los a desenvolver um relacionamento profundo com Deus desde hoje.. não queira ser fiel só quando envelhecer, não acredite que será mais fácil ser íntegro só na velhice.. Deus se interessa por nossa vida desde o início, e o que Ele falou pra Abraão aos 99 anos, Ele fala para nós hoje.  ANDE NA MINHA VONTADE E SEJA INTEGRO.
Abraão não teve o privilégio de Isaque, Samuel, Davi, e outros.. que cresceram conhecendo o Deus de Israel.. mas desde o momento que Deus o chamou, ele respondeu ao chamado com uma vida íntegra. Mesmo passando por momentos difíceis, permaneceu firme. Era o que Deus desejava dele. É o que DEUS DESEJA DE NÓS.
Nosso Deus é para a VIDA TODA... não apenas para uma fase dela.
Carol Santos

 Visite nosso Blog: http://iprbelval.blogspot.com/  (clique em seguir)

"Que a velhice não nos surpreenda com mais rugas na alma do que no corpo". Michel Montaigne

Um comentário:

  1. Verdade, o que somos hoje, a forma como agimos irá refletir no futuro, tanto na vida espiritual como no dia-a-dia. Se quisermos ser obedientes como Abraão foi em sua velhice, devemos ser obedientes agora.

    ResponderExcluir