quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Cá, sabe o que me chamou a atenção aqui? Como Deus respondeu rápido à Davi! Ele perguntou e Deus respondeu.. ai ele perguntou de novo e Deus respondeu de novo.. nossa!” (Laís, 10 anos)


Essa foi a fala da Laís depois de lermos o capítulo 23 de 1º Samuel.. ela não sabia.. mas Deus  estava usando-a para chamar a minha atenção.. PREGA ESSA PALAVRA LAÍS!
O trecho que chamou a atenção dela foi este: 1 Samuel 23.10-12
“E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo acaba de ouvir que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.  Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na mão dele? descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah, Senhor Deus de Israel! faze-o saber ao teu servo.
Respondeu o Senhor: Descerá.
 Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul?
E respondeu o Senhor: Entregarão.”

Já li essa passagem mais de uma vez, e agora, a pedido da Láis estou lendo com ela a história de Davi, talvez ela tenha se interessado por causa da minissérie da Record, não importa, Deus a despertou para ler mais a Bíblia, e isso é uma bênção! Já é a segunda vez que ela me chama a atenção para um detalhe do texto.. acho que sairá mais uma pregadora desta casa..rss
Na última terça, foi o texto acima que ela destacou sem eu pedir (costumo pedir pra ela dizer o que chamou a atenção ela na leitura do dia). E olha que coisa, Deus a usou para falar comigo!!
Quero compartilhar com vocês o que Deus falou comigo quando a Laís me chamou a atenção para esse trecho. Eu respondi a ela o que Deus colocou no meu coração para mim e para ela.. e agora para vocês:
Existem momento na nossa vida que podemos esperar.. e esperamos. Oramos, mas a resposta é “ESPERA MAIS” ou “o SILÊNCIO de Deus”... e é difícil ouvir essa resposta.. mas precisamos confiar em Deus, Ele é onipresente, sabe do hoje e do amanhã, e sabe se podemos esperar ou não.. e mais do que isso... sabe porque devemos esperar para receber a bênção ou a resposta de nossas orações.
Mas há momentos, como o de Davi, que não podemos esperar.. nossa vida corre risco.. e mais do que nós.. Deus SABE!! Nessas situações não se engane, Deus irá responder rápido!! Ele não quer que pereçamos! Talvez a resposta não será o que esperamos ou queremos, mas será a resposta CERTA para nosso livramento! Imaginem se Davi quisesse “dar uma de esperto” e ignorasse a resposta de Deus e enfrentasse Saul.. ele seria capturado e  morto!
Deus está nos VENDO!! Ele não nos esqueceu nem nos abandonou.. apenas sabe a hora certa de agir.. e nós não.
O que ficou para o meu coração e deixo para o coração de vocês.. Deus responde orações!! Umas bem rápido e outras mais demoradamente... MAS ELE RESPONDE! Cabe a nós, humanos finitos e imperfeitos, confiar no Deus onipotente, onipresente e onisciente, que é soberano sobre TUDO  e TODOS!!
Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros” 1Samuel 15:22
Carol


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

POR QUE NÃO DAMOS FRUTOS?

O que acontece conosco em alguns momentos de nossa vida que nos “PARALISAM”?
Estamos indo bem..  no trabalho, na faculdade/escola, em casa, com os amigos, na igreja..
MAS, de repente!!!
... vem aquela situação... uma preocupação com o amanhã.. uma decepção... uma coisa que dá errado... uma ansiedade com algo bom/ ou ruim que está por vir... um pensamento que prende nossa atenção e nos impede de continuar vivendo o presente..
E quando nos damos conta, estamos paralisados!! Deixamos de fazer o que estava em nossa mão para dar atenção aos nossos anseios... trocamos o hoje pelo amanhã... e não produzimos nada...
Sabe quando você deveria trabalhar, mas ao invés disso fica parado pensando no fim de semana que virá ou que passou? Quando fica imaginando como vai resolver um problema, ou como vai surpreender  alguém e ouve uma voz gritando “ACORDA!”? Quando deveria ajudar sua mãe ou pai, mas ao invés disso fica preso ao programa de TV ou internet? Quando deveria estudar, mas se distrai com qualquer coisa e não termina seu trabalho?

É disso que a Bíblia está falando quando Jesus disse: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o reino de Deus.” Lc. 9.62
Olhem a imagem a seguir:
Se este homem ficar olhando para trás ele não prestará atenção ao que está fazendo, e o arado ficará torto e mal feito. Ou ainda, se ao invés de se concentrar no trabalho ele ficar “viajando”, ele igualmente não fará corretamente seu trabalho.
Se seu trabalho não ficar bem feito, NÃO HAVERÁ COLHEITA.. NÃO HAVERÁ FRUTOS.. apenas perca de tempo!!
A preocupação de quem ara a terra deve ser a TERRA.
As PREOCUPAÇÕES DIVERSAS atrapalham o serviço do lavrador, assim como ATRAPALHAM O SERVIÇO DO CRISTÃO NO REINO DE DEUS!!!

Em outro texto bem conhecido, Jesus fala novamente sobre o problema das preocupações:
“As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as PREOCUPAÇÕES, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem NUNCA AMADURECEM.” Lc. 8.14

Muitas vezes nós não entendemos por que nosso trabalho não frutifica (secular ou ministerial), e culpamos outros por isso. Ou ainda, damos ouvido ao diabo e achamos que não temos “dom” para trabalhar para Deus. MAS, o que Deus quer nos ensinar é outra coisa:
“Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas... Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Lc 12.29-33,31

O Senhor quer nos ensinar que ELE TRABALHA PARA OS QUE NELE ESPERAM!!
"Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera" (Is 64.4)

Nós, tão somente, precisamos entregar nossas ansiedades aos seus pés e descansar NELE!!

Esse DESCANSAR é, continuar vivendo o HOJE com qualidade e na presença de DEUS, e não permitir que COISA ALGUMA tire nossa atenção. É CONTINUAR servindo ao próximo e a igreja para que o Reino de Deus cresça, confiando que o Senhor suprirá nossas necessidades particulares no tempo certo. É não abandonar um projeto porque tá preocupado com outra coisa que não consegue resolver. É não abandonar um ministério para “ganhar mais dinheiro”, como se seu sustento dependesse de você e não de Deus...

ENFIM, é priorizar o reino de Deus!!
E só assim você e eu DAREMOS FRUTOS.. quando nossa atenção estiver em nosso trabalho!!

"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade" (1Pe 5.7)


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

36 anos de IPR no Jd Belval

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012 comemoramos 36 anos de Igreja Presbiteriana Renovada no Jad. Belval (Barueri - SP).  Foram dias de festa e muitos testemunhos e uma linda homenagem ao Pastor Valter por seu aniversário.

Sexta:
Miss. Renê e Paula "A importância do Coração Puro - Ver a Deus"
Sábado:
Pastor Nivaldo
Domingo:
(manhã) Pastor Ricardo: O Chamado de Davi - Um coração que faria TODA a vontade de Deus!
(noite) Pator Altair Mateus: O amor - O centro da mensagem bíblica

Parabéns a todos nós que fazemos parte dessa história!!



Em breve publicaremos os vídeos dos testemunhos neste blog e em nosso site!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRESENÇA DE DEUS

Depois de um tempo sem escrever, estou eu de volta e espero que o Senhor me use nessas mensagens. O livro que venho meditando nesses dias é o de Josué e quando cheguei no capítulo 5, versículo 1, que diz:

Todos os reis amorreus que habitavam a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam ao longo do litoral souberam como o Senhor tinha secado o Jordão diante dos israelitas até que tivéssemos atravessado. Por isso, desanimaram-se e perderam a coragem de enfrentar os israelitas.
Josué 5:1 (NVI)


O que me chamou a atenção nesse versículo foi o fato desses reis terem desanimado e desistiram de enfrentar os israelitas. E fizeram muito bem, agiram com sabedoria, pois sabiam que não estariam enfrentando um simples exército, mas sim o exército em que o General era o Deus Vivo! o Deus que tirou o seu povo do Egito e os fizeram atravessar o Mar Vermelho e que tempos depois fez abrir o rio Jordão para os israelitas passarem. De fato, os reis estavam certo ao desistir de enfrentar, pois a derrota deles seria certa! Quem tem ao seu lado o Senhor, não sai derrotado da batalha! E além disso o Senhor deu autoridade a Josué e que ele seria bem sucedido caso meditasse na Lei do Senhor e cumprisse as palavras da Lei. Obedecer ao Senhor! Agindo assim o Senhor estará ao seu lado, diferentemente dos israelitas que morreram na caminhada rumo a Terra Prometida: eles foram rebeldes, eles desobedeceram e tiveram seu castigo: a morte! - Paulo, em sua carta aos Romanos diz que o salário do pecado é a morte! No Antigo Testamento essa morte era a física!

Podemos aprender com essa passagem que: se obedecermos ao que Deus nos diz através da sua palavra e daquilo que o Espírito Santo diz aos nossos corações, não sermos rebeldes, teremos a presença do Senhor e o inimigo baterá em retirada quando tentar fazer alguma coisa contra nós. Não devemos temer o Devorador, caso sejamos dizimistas e ofertantes fiéis. Não devemos temer qualquer casta de demônio se temos uma vida de oração, jejum e palavra. Sequer sentiremos sua maligna presença, pois eles olharão e verão quem está a nossa frente fazendo a nossa proteção! Pois está escrito no Salmo 27, v.1:

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?


Que a Glória do Senhor Jesus resplandeça sobre todos vocês!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEM QUALQUER DIREÇÃO



Existe um jogo teatral que consiste na pessoa ter seus olhos vendados para que outra pessoa o ajude a andar, seja de mãos dadas com ela ou apenas pelo uso da voz. Na verdade fizemos isso no Reaj deste ano com o pastor Pipa no Retiro da Igreja, e fizemos as duas situações: de mãos dadas e sem as mãos. A pessoa que fica com os olhos tampados fica numa situação difícil, afinal não sabe para onde está indo e além disso está sujeito a tropeçar em algo.

Há pessoas que não estão com os olhos vendados mas mesmo assim caminham por caminhos escuros, ou seja, trevas. E acredita que sabe para onde está indo, porém não sabe, o inimigo a faz acreditar que ela está vendo e ainda dá segurança para que continue a passos largos para o precipício do pecado. Sobre andar no escuro, Jesus disse:

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 12:35
 

Não é preciso dizer mais nada, Jesus disse com todas as letras, quem O contrariará?

Enquanto escrevo essa mensagem lembro-me da parábola do filho pródigo que pediu para seu pai a parte na herança e saiu para o mundo e seguiu um caminho de trevas, literalmente sem saber para onde ia, ao ponto de chegar a comer junto com os porcos, animal impuro para os judeus. Esse é o destino para quem anda nas trevas. O filho pródigo achou que estando independente teria uma vida melhor, desfrutando das coisas boas da vida. Mas fez tudo isso longe da luz, representado pelo seu pai. É claro que é possível ter uma vida melhor na presença de Jesus, a verdadeira luz do mundo. Porém, infelizmente há aqueles que são seduzidos pelo diabo e acreditam que vida boa mesmo é só longe de Jesus, livres de qualquer regra ou doutrina. Eles ficam cegos para enxergar a luz de Jesus e passam a ter os olhos bem abertos para uma vida ilusória, que na verdade são puras trevas.

Ore a Deus para que a luz de Jesus guie seus passos e não o deixe tropeçar no pecado. E uma forma para se manter na luz é a Palavra de Deus, como diz o Salmo:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119.105

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HUMILDADE NUNCA É DEMAIS



Sempre há aqueles que por possuir alguma posse ou conhecimento se sente superior aos que não tem. E quando não há posse nem conhecimento, mas possui algum título ou cargo, também se sente em vantagem perante os outros. E quando há algum evento ou tarefa mais especial ela mesma se pronuncia e dá um passo a frente sem ser ter sido chamada para isso. Suponhamos no nosso caso, como Igreja, que o pastor tem um projeto e precisa escalar pessoas para isso. Aquelas pessoas de sempre tomam a frente erguendo o dedo na reunião querendo expor a sua ideia ou opinião, tendo em mente que já foi escolhida. Todavia o pastor não a tinha escolhido, preferiu ouvir a opinião de uma pessoa que não tinha cargo nem conhecimento. Aquilo foi um duro golpe para aquela pessoa que se engrandeceu e acreditou que naturalmente seria a escolhida. Após a reunião, a pessoa que foi ignorada ficou abatida e o pastor tendo visto isso foi conversar com ela. Contou a parábola que Jesus disse ao observar os convidados de uma festa tomando assento. Nela Jesus disse que quando você for convidado a uma festa não sente no lugar de destaque sem ser chamado, pois pode acontecer de o dono da festa tirar você de lá para colocar outra pessoa. Sente no lugar mais distante, pois o dono da festa verá você e o chamará para um lugar melhor. Porque: Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. (Lucas 13:8-11).

Ainda que você tenha estudado mais que os outros, ainda que você tenha um cargo, tenha diversos dons, seja sempre humilde. Não se engrandeça, pois o Senhor pode dar oportunidade para outra pessoa, afinal um dia você também não tinha todo o conhecimento e era uma pessoa nova na igreja e teve sua oportunidade. Ninguém é insubstituível, sempre haverá novos líderes, novos instrumentistas, novos profetas, novos presbíteros. Façamos a nossa parte e o Senhor sempre nos honrará e, além disso, devemos ficar felizes quando o nosso irmão é honrado, pois quem ganha com tudo isso é o Corpo de Cristo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O QUE TE DÁ CORAGEM???



O QUE TE DÁ CORAGEM???

Em algum momento da nossa vida precisamos de coragem.. seja pra tomar decisões difíceis.. seja pra enfrentar desafios..
A questão é.. onde procuramos essa coragem?
Muitos de nós procuramos coragem em nossos amigos.. nossos pais.. cônjuges.. líderes..
Outros procuram em personalidades da TV.. do rádio.. do cinema.. e até da imaginação..rs
Há ainda os que se drogam ou bebem para “ter coragem”..

O problema é que essa “coragem” é passageira.. é momentânea...
Dura apenas instantes.. e depois te deixa na mão... muitas vezes com vergonha..
(Quando precisamos de coragem para fazer coisa errada)

Para enfrentarmos desafios verdadeiros, justos e que nos trarão vitórias de Deus... precisamos mais do que coragem... precisamos nos TORNAR CORAJOSOS..

Sabe quando você quer pedir uma pessoa em namoro.. mas não qualquer pessoa, aquela que você sabe que será seu cônjuge..
Ou quando você vai fazer a entrevista para o cargo que você tem orado tanto..
Ou quando recebe a tão esperada promoção e se depara com um grande desafio no trabalho...
Ou ainda... quando Deus te dá o dom que você tanto buscou.. mas é preciso coragem para usá-lo..
Enfim..

DEUS NÃO QUER APENAS NOS DAR CORAGEM... ELE QUER NOS FAZER CORAJOSOS!!
Como??

O povo de Israel, ao sair do Egito, estavam a poucos km da Terra Prometida.. mas..
Deus os levou por um caminho de 40 anos (Ex. 13:17)...
Eles saíram do Egito prontos para guerrear (Ex. 13:18)... mas..
Sem coragem nenhuma para enfrentar desafios.. (eles nunca haviam guerreado, era uma geração de escravos covardes)

Deus então os levou pelo caminho do mar vermelho..
Neste caminho (MAIS LONGO) eles andaram na companhia de colunas de fogo, de nuvens e anjos.. DO PRÓPRIO DEUS..
E ao depararem-se com o mar vermelho.. puderam ver com os próprios olhos a grandeza do DEUS que os estava chamando para uma vida de desafios...
o DEUS que os chamava para conquistar terras estava mostrando Seu poder a eles..
DEUS OS ESTAVA ENCORAJANDO EM MEIO AS TRIBULAÇÕES!!!!

Será que não é isto que acontece conosco também??
Tiago diz que “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:3-4)

Quando estamos em meio ao deserto... NÃO estamos abandonado..
ESTAMOS SENDO FORJADOS... FORJADOS EM CORAGEM para enfrentar desafios maiores..

As experiências do povo de Israel serve até os dias de HOJE para animar cristãos em tempos de crise..
As experiências deles no deserto revelaram o DEUS QUE SERVIMOS HOJE..
(A BÍBLIA TESTEMUNHA TUDO)

É nessas experiências (de deserto) que Deus o fará corajoso!!
Quando estiver em meio ao deserto.. não seja murmurador.. não desanime..
MAS busque o Senhor (leia Bíblia, ore, louve).. e veja os livramentos em meio ao deserto..
Quando o deserto acabar você terá muitas histórias de vitórias (experiências pessoais)..
E seu coração enfrentará novos desafios com coragem..
POIS VOCÊ LEMBRARÁ DO QUE SEU DEUS JÁ FEZ POR VOCÊ..
E TERÁ CERTEZA QUE ELE PODE FAZER NOVAMENTE..

AQUILO QUE É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS.. É POSSÍVEL À DEUS!! (Lc 1.37).

Sem experiências pessoais com Deus não temos coragem para enfrentar desafios..
Pois não conhecemos o Deus que servimos.. MAS
Depois de uma grande experiência..
saberemos exatamente o tamanho do nosso Deus – TODO PODEROSO, ONIPRESENTE E ONISCIENTE!!

Já se encorajou HOJE?
(então vai ler a Bíblia e orar)