quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEM QUALQUER DIREÇÃO



Existe um jogo teatral que consiste na pessoa ter seus olhos vendados para que outra pessoa o ajude a andar, seja de mãos dadas com ela ou apenas pelo uso da voz. Na verdade fizemos isso no Reaj deste ano com o pastor Pipa no Retiro da Igreja, e fizemos as duas situações: de mãos dadas e sem as mãos. A pessoa que fica com os olhos tampados fica numa situação difícil, afinal não sabe para onde está indo e além disso está sujeito a tropeçar em algo.

Há pessoas que não estão com os olhos vendados mas mesmo assim caminham por caminhos escuros, ou seja, trevas. E acredita que sabe para onde está indo, porém não sabe, o inimigo a faz acreditar que ela está vendo e ainda dá segurança para que continue a passos largos para o precipício do pecado. Sobre andar no escuro, Jesus disse:

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 12:35
 

Não é preciso dizer mais nada, Jesus disse com todas as letras, quem O contrariará?

Enquanto escrevo essa mensagem lembro-me da parábola do filho pródigo que pediu para seu pai a parte na herança e saiu para o mundo e seguiu um caminho de trevas, literalmente sem saber para onde ia, ao ponto de chegar a comer junto com os porcos, animal impuro para os judeus. Esse é o destino para quem anda nas trevas. O filho pródigo achou que estando independente teria uma vida melhor, desfrutando das coisas boas da vida. Mas fez tudo isso longe da luz, representado pelo seu pai. É claro que é possível ter uma vida melhor na presença de Jesus, a verdadeira luz do mundo. Porém, infelizmente há aqueles que são seduzidos pelo diabo e acreditam que vida boa mesmo é só longe de Jesus, livres de qualquer regra ou doutrina. Eles ficam cegos para enxergar a luz de Jesus e passam a ter os olhos bem abertos para uma vida ilusória, que na verdade são puras trevas.

Ore a Deus para que a luz de Jesus guie seus passos e não o deixe tropeçar no pecado. E uma forma para se manter na luz é a Palavra de Deus, como diz o Salmo:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119.105

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HUMILDADE NUNCA É DEMAIS



Sempre há aqueles que por possuir alguma posse ou conhecimento se sente superior aos que não tem. E quando não há posse nem conhecimento, mas possui algum título ou cargo, também se sente em vantagem perante os outros. E quando há algum evento ou tarefa mais especial ela mesma se pronuncia e dá um passo a frente sem ser ter sido chamada para isso. Suponhamos no nosso caso, como Igreja, que o pastor tem um projeto e precisa escalar pessoas para isso. Aquelas pessoas de sempre tomam a frente erguendo o dedo na reunião querendo expor a sua ideia ou opinião, tendo em mente que já foi escolhida. Todavia o pastor não a tinha escolhido, preferiu ouvir a opinião de uma pessoa que não tinha cargo nem conhecimento. Aquilo foi um duro golpe para aquela pessoa que se engrandeceu e acreditou que naturalmente seria a escolhida. Após a reunião, a pessoa que foi ignorada ficou abatida e o pastor tendo visto isso foi conversar com ela. Contou a parábola que Jesus disse ao observar os convidados de uma festa tomando assento. Nela Jesus disse que quando você for convidado a uma festa não sente no lugar de destaque sem ser chamado, pois pode acontecer de o dono da festa tirar você de lá para colocar outra pessoa. Sente no lugar mais distante, pois o dono da festa verá você e o chamará para um lugar melhor. Porque: Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. (Lucas 13:8-11).

Ainda que você tenha estudado mais que os outros, ainda que você tenha um cargo, tenha diversos dons, seja sempre humilde. Não se engrandeça, pois o Senhor pode dar oportunidade para outra pessoa, afinal um dia você também não tinha todo o conhecimento e era uma pessoa nova na igreja e teve sua oportunidade. Ninguém é insubstituível, sempre haverá novos líderes, novos instrumentistas, novos profetas, novos presbíteros. Façamos a nossa parte e o Senhor sempre nos honrará e, além disso, devemos ficar felizes quando o nosso irmão é honrado, pois quem ganha com tudo isso é o Corpo de Cristo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O QUE TE DÁ CORAGEM???



O QUE TE DÁ CORAGEM???

Em algum momento da nossa vida precisamos de coragem.. seja pra tomar decisões difíceis.. seja pra enfrentar desafios..
A questão é.. onde procuramos essa coragem?
Muitos de nós procuramos coragem em nossos amigos.. nossos pais.. cônjuges.. líderes..
Outros procuram em personalidades da TV.. do rádio.. do cinema.. e até da imaginação..rs
Há ainda os que se drogam ou bebem para “ter coragem”..

O problema é que essa “coragem” é passageira.. é momentânea...
Dura apenas instantes.. e depois te deixa na mão... muitas vezes com vergonha..
(Quando precisamos de coragem para fazer coisa errada)

Para enfrentarmos desafios verdadeiros, justos e que nos trarão vitórias de Deus... precisamos mais do que coragem... precisamos nos TORNAR CORAJOSOS..

Sabe quando você quer pedir uma pessoa em namoro.. mas não qualquer pessoa, aquela que você sabe que será seu cônjuge..
Ou quando você vai fazer a entrevista para o cargo que você tem orado tanto..
Ou quando recebe a tão esperada promoção e se depara com um grande desafio no trabalho...
Ou ainda... quando Deus te dá o dom que você tanto buscou.. mas é preciso coragem para usá-lo..
Enfim..

DEUS NÃO QUER APENAS NOS DAR CORAGEM... ELE QUER NOS FAZER CORAJOSOS!!
Como??

O povo de Israel, ao sair do Egito, estavam a poucos km da Terra Prometida.. mas..
Deus os levou por um caminho de 40 anos (Ex. 13:17)...
Eles saíram do Egito prontos para guerrear (Ex. 13:18)... mas..
Sem coragem nenhuma para enfrentar desafios.. (eles nunca haviam guerreado, era uma geração de escravos covardes)

Deus então os levou pelo caminho do mar vermelho..
Neste caminho (MAIS LONGO) eles andaram na companhia de colunas de fogo, de nuvens e anjos.. DO PRÓPRIO DEUS..
E ao depararem-se com o mar vermelho.. puderam ver com os próprios olhos a grandeza do DEUS que os estava chamando para uma vida de desafios...
o DEUS que os chamava para conquistar terras estava mostrando Seu poder a eles..
DEUS OS ESTAVA ENCORAJANDO EM MEIO AS TRIBULAÇÕES!!!!

Será que não é isto que acontece conosco também??
Tiago diz que “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:3-4)

Quando estamos em meio ao deserto... NÃO estamos abandonado..
ESTAMOS SENDO FORJADOS... FORJADOS EM CORAGEM para enfrentar desafios maiores..

As experiências do povo de Israel serve até os dias de HOJE para animar cristãos em tempos de crise..
As experiências deles no deserto revelaram o DEUS QUE SERVIMOS HOJE..
(A BÍBLIA TESTEMUNHA TUDO)

É nessas experiências (de deserto) que Deus o fará corajoso!!
Quando estiver em meio ao deserto.. não seja murmurador.. não desanime..
MAS busque o Senhor (leia Bíblia, ore, louve).. e veja os livramentos em meio ao deserto..
Quando o deserto acabar você terá muitas histórias de vitórias (experiências pessoais)..
E seu coração enfrentará novos desafios com coragem..
POIS VOCÊ LEMBRARÁ DO QUE SEU DEUS JÁ FEZ POR VOCÊ..
E TERÁ CERTEZA QUE ELE PODE FAZER NOVAMENTE..

AQUILO QUE É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS.. É POSSÍVEL À DEUS!! (Lc 1.37).

Sem experiências pessoais com Deus não temos coragem para enfrentar desafios..
Pois não conhecemos o Deus que servimos.. MAS
Depois de uma grande experiência..
saberemos exatamente o tamanho do nosso Deus – TODO PODEROSO, ONIPRESENTE E ONISCIENTE!!

Já se encorajou HOJE?
(então vai ler a Bíblia e orar)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Versículo do dia - Lv 10:10

Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro. Levítico 10:10

Essa lei foi dada por Deus a Moisés direcionada aos sacerdotes e nos versículos anteriores diz que não poderiam beber vinho ou outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda Sagrada. Em outras palavras, não chegar na presença de Deus com a impureza da bebida.  E logo em seguida Deus amplia e pede para que se faça separação do que é santo e profano. Aos nossos olhos cristãos, conhecedores do Novo Testamento de Jesus Cristo, poderíamos dizer: separação entre o que é do espírito e o que é da carne. O significado de puro e impuro também é conhecido por nós cristãos.

Deus pede para fazer essa separação porque Ele não admite qualquer vestígio profano ou impuro naquele que O está servindo. Tem que se manter santo e também ter costumes dignos de quem é santo. Luz e trevas não habitam juntos. O espiritual e o carnal não devem habitar a mesma casa, o mesmo templo. Poderíamos comparar essa separação com o seguinte: imagine que você vai mudar de casa e no caminhão de mudanças não cabem todas as suas coisas, desta forma precisará separar aquilo que te serve e o que não serve, aquilo que fará falta e o que não fará falta. Quando tomamos a atitude de viver uma vida dedicada a Deus, vida santa, temos que deixar para trás atitudes, hábitos, vontades e até objetos que não agradam a Deus. Por outro lado devemos manter aquilo que há de santo em nós.

Mesmo que você não esteja de mudança de casa, pode muito bem mudar sua situação. Deixar o profano e o impuro para trás. Santo e puro para perto de você e profano e impuro para lá, mas para lá longe, ao ponto de você não enxergar mais.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Versículo do dia Marcos 1:22 - Autoridade ao ensinar



"As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei."

A admiração dessas pessoas se dá porque os mestres da Lei ensinavam mas não eram exemplos naquilo que ensinavam, todavia Jesus ensinava o amor e também o praticava, pregava a compaixão e era compassivo. Tudo que Ele ensinava Ele fazia. E os mestres da Lei ensinavam a Lei e faziam as pessoas cumprir impondo um jugo muito pesado sobre elas, enquanto que eles não obedeciam a Lei e davam como desculpa as tradições religiosas.

Nós, sendo cristãos, ao ensinar algum princípio cristão temos que praticá-los também. Claro que não somos perfeitos e somos sujeitos a errar e não sermos constantes, mas é necessário tentar e fazer o possível para não darmos mal testemunho e alguém dizer: Ele ensina que não podemos ser cobiçosos, mas vive cobiçando o cargo do outro irmão. Péssimo exemplo! Há um dizer muito errado no mundo secular e espero que seja só no meio secular que diz: Faça que eu falo, mas não faça o que eu faço. Típica atitude de fariseu! Não podemos pensar e agir assim. Mas ao contrário, devemos ser imitadores de Cristo. Temos que ensinar com autoridade para não sermos pedra de tropeço para ninguém.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PRESENÇA DE DEUS



O que somos sem a presença de Deus?
Somos iguais aos outros que não creem, não conhecem ou os que não querem conhecer.

Mas Moisés disse que a presença de Deus é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra. (Êxodo 33:16b)

Os outros povos adoravam deuses de barro e metal - os povos de hoje também adoram deuses - tanto as imagens quanto personalidades que são endeusadas, idolatradas e também adoram bens e materiais de valor.

Será que aqueles que dizem ser cristãos mas que não estão lendo a palavra, orando e jejuando também não estão adorando deuses estranhos? Pode não ser do mundo secular, mas também há artistas da música cristã, pastores, líderes, enfim, uma pessoa de destaque.

Os outros povos não tem um caráter que Deus aprova e Ele nos aconselha a: não seguir a maioria quando ela faz o que é errado e não dar testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça (Êxodo 23:2).

Devemos na verdade buscar e pedir a presença de Deus como Moisés pediu, pois só nela conseguimos agradá-Lo e obedecer à Tua vontade.

Além de que devemos realmente ser diferente daqueles que estão fora da presença do Altíssimo. Temos que ser sal e luz para o mundo. Somos aqueles que podemos resgatar esses outros povos e trazê-los para a presença de Deus.

E se alguém falar que você está diferente, isso é uma boa notícia, mas na verdade deve corrigí-lo e dizer: não estou diferente, eu sou diferente, pois Deus está comigo e eu O sirvo e faço a vontade Dele e da sua presença eu não quero sair.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMO ESTÁ A SUA FÉ?



Quando se lê o livro do Evangelho de Mateus é possível perceber que o Senhor Jesus em algumas passagens classifica a fé em grande ou pequena. Infelizmente a pequena ou pouca fé aparece mais vezes.

Não é uma questão de medir a fé. Simplesmente não há meio-termo. Ou se tem a fé grande ou pequena.

Pedro demonstrou ter pouca fé ao caminhar no meio da tempestade sobre as águas. Jesus pediu para que ele viesse, mas Pedro foi reparar nas ondas, na tempestade, enfim, nas adversidades que o rodeavam. Percebendo que ele não conseguiria, estendeu suas mãos para ajudá-lo. E disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:30,31.

As adversidades abalaram a fé de Pedro que estava a caminho. Ele já tinha dado o passo inicial, que geralmente é muito difícil, também exige fé, todavia é necessário te-la do começo ao fim. Há até aquela expressão: nadou, nadou, mas morreu na praia. Quem tem fé tem que conseguir nadar, nadar e chegar até o fim. É necessário uma grande fé.

Em outra passagem Jesus se admira com a fé do centurião que só queria ouvir de Jesus que seu empregado se curasse. O Senhor até se propôs a ir, mas o centurião disse que não era digno de recebe-Lo:

Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mateus 8:8

Pois da mesma forma que ele falava com seus soldados e eles obedeciam, Jesus também poderia com uma palavra curar o servo dele. Jesus se admirou disso: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mateus 8:10 

Numa outra passagem fica claro que aqueles que se preocupam com o que hão de comer ou vestir é sinal de pouca fé, porque se até os lírios do campo e os pássaros não ficam desamparados quanto mais o homem, a obra maior de Deus. (Mateus 6:30)

Para finalizar quero deixar a passagem em que dois cegos pediram para que Jesus os curasse:
Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.
Mateus 9:28-30

O tamanho da nossa fé que determinará o quanto conseguiremos aquilo que almejamos. Caso tenhamos a fé do tamanho do grão de uma mostarda seremos capazes de muita coisa, segundo a vontade de Deus, é claro.

domingo, 2 de outubro de 2011

RECONHECENDO A VOZ DE DEUS



Imagine que você esteja num lugar desconhecido e que só há uma pessoa que você conheça, digamos que esteja a viagem com alguém e tenha comprado um pacote turístico. Os passeios começam pela manhã e uma van vai até o lugar em que os turistas estão e você está lá esperando e o seu amigo ou amiga está a uma certa distância. De repente alguém chama pelo seu nome e a princípio você não reconhece a voz e automaticamente pergunta se foi seu amigo que te chamou e ele diz que não, a pessoa chama de novo e você busca quem te chamou mas você não encontra, não reconhece a voz. Nisso a pessoa se apresenta dizendo que era do seu tempo de escola e aquela amizade é retomada naquele instante. E a partir de então toda vez que aquela pessoa chamar pelo seu nome você saberá que é ela. Isso pode parecer banal ou simplório, mas o Senhor chamou a Samuel por três vezes e ele não sabia que era Deus quem falava, achava que era Eli, o sacerdote. (1 Samuel 3:4-6) O versículo 7 diz que Samuel ainda não conhecia o Senhor, por isso não reconhecia a sua voz.

Será que reconhecemos a voz de Deus quando Ele chama pelo nosso nome?

Não estaríamos confundindo a voz Dele com a de outra pessoa? e ao invés de estar fazendo a vontade Dele estamos fazendo a vontade dos homens ou quem sabe pior, do inimigo.

Para reconhecer a voz é necessário que se conheça a pessoa. Deve haver um relacionamento contínuo. Porque pode ser que um dia você já teve um relacionamento maior com Deus e por algum motivo deixou de ter. É o mesmo que você ter um amigo da infância e naquele tempo era super amigo ai com o tempo vocês tomaram caminhos diferentes (ai de nós tomar um caminho diferente do Senhor e nos distanciar Dele) e de repente ele te reconhece na rua e chama pelo seu nome, bem capaz de você não atender ou se atender ficar procurando e perguntar: Quem está me chamando? Posso dizer que comigo isso já aconteceu. 

Nossa relação com o Senhor deve ser diária e sem interrupção para que toda vez que Ele nos chamar estejamos atentos e prontos para ouvir, nesse relacionamento a Sua voz é inconfundível e mesmo que o inimigo tente nos enganar não conseguirá pois reconhecemos a voz do nosso amado.

A partir daquele momento em que Deus chamou por Samuel, ele passou a ter um relacionamento com o Senhor e reconhecia sua voz toda vez Ele lhe falava. O versículo 19 do mesmo capítulo diz:

Enquanto Samuel crescia, o Senhor estava com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. 

Só com muita oração, meditação da Palavra é que conseguiremos manter esse relacionamento tão precioso e necessário para nossa caminhada com Deus para pode dizer quando Ele nos chamar:

_ Pode falar meu Senhor, estou Te ouvindo! 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AQUELE QUE TE SALVA



Quem já foi a praia alguma vez pode ter visto que há placas alertando para as pessoas não irem muito distante na água. Há uma placa que diz: Água no Umbigo, Sinal de Perigo. Há limites. Mas sempre há aqueles que querem ir além e depois não conseguem voltar por causa das ondas que levam e trazem. A pessoa ergue a mão, pede socorro e aparece o salva-vidas. Ele resgata a pessoa e adverte para que não faça mais aquilo. O socorrido diz que foi entrando aos poucos achando que dava pra ficar e foi se enganando e entrando cada vez mais fundo ao ponto de não conseguir voltar sozinho para a areia.

O pecado funciona parecido. O inimigo vai nos seduzindo e aos poucos vamos dando passos mais largos ao ponto de não conseguirmos nos libertar.

A única forma de sermos resgatados e não nos afundarmos ainda mais em pecado é pedir socorro ao Senhor Jesus, pois Ele veio para nos socorrer.

Porque está escrito em Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Jesus é o nosso resgatador! Quem estiver numa situação que não consegue se libertar sozinho deve pedir socorro ao Senhor e Ele vai resgatar, mas deixará no nosso coração aquele incômodo para que não venhamos mais nos afundar no pecado nem dar mais ouvido ao inimigo.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ



No capítulo 40 de Gênesis há o relato do padeiro e do copeiro do faraó que foram presos. Lá cada um tem um sonho e José interpreta. Conforme vamos lendo podemos até pensar que essa passagem não dirá nada ao nosso coração, mas não desista, pois há algo importante para se refletir no versículo final.

O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. Gênesis 40:23

Por que o copeiro deveria se lembrar de José? Em alguns versículos atrás José disse através da sua interpretação que o copeiro sairia da prisão e seria exaltado. José pediu ao copeiro que mencionasse o nome dele ao faraó, mas como podemos ver o copeiro não lembrou, na verdade se esqueceu.

Na nossa vida podemos passar pelos dois lados dessa história. Num dia podemos ser o copeiro que recebemos uma revelação em que estamos numa situação difícil e que futuramente seremos exaltados. Por mais que seja Deus o autor desta revelação, não podemos desprezar a pessoa que ele usou. Devemos ser gratos a essa pessoa e ajudá-la na medida do possível. Se estivermos numa situação melhor e ela não estiver bem deveríamos ajudá-la como forma de gratidão.

Por outro lado podemos estar no lado de José. Deus nos usa para entregar uma revelação a uma pessoa e ela se esquece da gente. No caso o copeiro foi liberto e José continuou na prisão. Porém, tempos depois o faraó teve um sonho que ninguém soube interpretar, foi então que o copeiro se lembrou de José, na verdade foi Deus por intermédio do copeiro, afinal se não fosse esse sonho do faraó José estava destinado a uma reclusão sem hora para acabar. Sendo assim, não devemos ficar esperando que todos se lembrem das coisas que Deus faz através de nós, apenas alguns se lembrarão de imediato e outros se lembrarão muito tempo depois, mas Deus nos vê e não se esquece.

Não seja ingrato com aqueles que te ajudam, mesmo sendo Deus o nosso auxiliador.

Não fique triste por causa das pessoas que não se lembram de você, pois Deus nunca vai se esquecer de você!

Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Salmo 106:4 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PERDÃO ENTRE IRMÃOS



Relação entre irmãos de sangue não é fácil. Geralmente há uma rivalidade que faz com que um fique competindo com o outro. Eu mesmo já tive por anos uma rivalidade com minha irmã, mais por parte dela. Às vezes eu também provocava contenda. Depois que nós nos convertemos e amadurecemos em Cristo melhoramos bastante e só de vez em quando há uma pequena rixa, mas coisa leve, nada comparado aos tempos de adolescente que era uma guerra só. Isso é normal, acontece até hoje com muitos irmãos. Claro que há casos de a rivalidade ser para vida inteira, principalmente em lares não cristãos. Na bíblia também há relatos de irmãos que tem ciúme do outro, inveja ou alguma mágoa. Há o caso de Esaú e Jacó, que brigaram desde o ventre e na primeira briga venceu Esaú que conseguiu nascer primeiro e Jacó veio atrás segurando seu calcanhar. (Gn 25:26).

Resumindo a história: Jacó comprou os direitos de ser o mais velho e depois passou a frente e ofereceu primeiro um prato para seu pai e recebeu a bênção. Esaú veio logo depois e já não havia mais bênção para ele. Tomado de raiva jurou vingança de morte contra seu irmão. Rebeca soube e fez com que Jacó fosse para outras terras. Depois de ter nascido seus filhos e conquistado seu rebanho Jacó foi embora outra vez e estava no caminho das terras de Edom, onde vivia Esaú. Sabendo disso preparou presentes para seu irmão e orou ao Senhor.

Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado. Quando atravessei o Jordão, eu tinha apenas um bastão e agora estou voltando com estes dois grupos de pessoas e animais. Ó Senhor, eu te peço que me salves do meu irmão Esaú. Tenho medo que ele venha e me mate e também as mulheres e crianças. Gn 32:10-11.

Antes de se encontrar com seu irmão, Jacó lutou com o anjo de Deus e teve seu nome trocado para Israel. Quando Jacó encontrou Esaú face a face humilhou-se diante dele e assumiu uma postura de servo perante ele e ofereceu os presentes que tinha separado e para surpresa de Jacó, Esaú teve outra atitude:

Porém Esaú saiu correndo ao encontro de Jacó e o abraçou; ele pôs os braços em volta do seu pescoço e o beijou. E os dois choraram. Gn 33:4.

E aquela atitude deixou Jacó muito feliz, fez questão que seu irmão recebesse os presentes e ainda disse: Para mim, ver o seu rosto é como ver o rosto de Deus, pois o senhor me recebeu tão bem (v. 10b)

Essa história nos ensina que devemos perdoar nosso irmão, mas também admitir quando erramos. Entregar ao Senhor para que Ele toque no nosso irmão para nos perdoar. E também se o nosso irmão nos machucar também estar prontos para perdoar.
Houve uma vez que numa das brigas com minha irmã, eu escrevi uma carta para ela e mencionei aquela passagem em que Pedro pergunta se temos que perdoar sete vezes o irmão que pecar contra nós e Jesus responde: Sete não, mas setenta vezes sete.
Muitas vezes ela estava errada e era eu quem pedia perdão para tentar ficarmos bem. O Senhor não quer irmãos brigando, porque se não conseguimos viver em paz com irmãos de sangue quanto mais os nossos irmãos que não são de sangue. Façamos o esforço de viver bem um com os outros e primeiramente com os que são de casa.





 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SERÁS PRÓSPERO NESTA TERRA



Fome. Falta de água. Quando isso acontecia nos tempos dos patriarcas a primeira coisa que se fazia era ir para outra terra. Abraão fez isso e foi parar no Egito, onde teve que mentir para não perder a vida. Mas Deus tinha lhe pedido para ficar em Canaã. Isaque, passou pela mesma situação e decidiu ir ao Egito, todavia o Senhor o impediu.

E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser. Gn 26:2

A bênção que o Senhor tinha prometido a Abraão e sua descendência era em Canaã e não no Egito. Abraão teimou e foi para lá. Agora Isaque queria fazer a mesma coisa. Não! Isso serve a nós também. Normal alguém estar descontente por algum motivo no emprego que está, mas se Deus prometeu que irá exaltar naquele lugar, não devemos sair dali enquanto não formos exaltados ou Deus nos pedir para sair, pois é ali que Ele quer nos usar para glorificar o nome Dele. Algumas pessoas dizem ter uma carta na manga quando estão numa situação ruim. Dizem: eu não preciso ficar nesse emprego, tem um lugar que se eu for vão me aceitar de volta lá. A carta na manga de Isaque era o Egito, como se lá fosse perfeito, nunca houvesse problema, lá poderia não estar com problema de comida, mas com certeza devia ter seus problemas e Isaque não via isso, pois estava longe daquela terra. Da mesma forma também não devemos dizer que tal lugar está melhor do que o nosso atual sem saber o que ocorre por lá. Uma família simples daqui de São Paulo pode reclamar das inúmeras enchentes e alagamentos e fica pensando se seria melhor morar em outro Estado, por exemplo do Centro Oeste, mas estando longe não sabe que lá é bem seco e quase não chove. Aqui essa família corre riscos sérios de leptospirose ou outras bactérias, mas naqueles estados correm o risco de problemas respirátórios.

Isaque obedeceu a voz do Senhor e permaneceu em Gerar, sob o comando de Abimeleque, rei dos Filisteus. E aconteceu que: Semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava (Gn 26:12). Ai estava a confirmação e a vontade do Senhor sendo feita. No versículo seguinte diz: E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 

Todas essas coisas chamaram a atenção do rei que foi ter com Isaque pedindo para que ele saísse dali. O filho de Abraão foi para o vale de Gerar. Lá os servos de Isaque abriram poços que tinha sido tampados e entulhados pelos filisteus e deles saíram água viva. E isso gerou contendas entre os filisteus e os servos de Isaque. Tiveram que se mudar de novo e foi para Berseba onde Deus se revelou para ele reafirmando a promessa feita a seu pai.

Abimeleque e seu exército vieram atrás do Isaque que estranhou essa atitude e para sua surpresa ouviu:

Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Gn 26:28

O inimigo se prostrou e reconheceu que Deus era na vida de Isaque. Tudo isso só aconteceu porque Isaque obedeceu a Deus que não deixou que ele fosse ao Egito. E se ele tivesse desobececido? E se nós desobedecermos a Deus e fazer contrário ao que Ele quer para nós? Será que vamos desfrutar, prosperar e ainda ver o mundo reconhecer que Deus é na nossa vida? O Abimeleque dos nossos dias pode ser o gerente do emprego que você está descontente mas se permanecer pode crescer, ser exaltado e o seu gerente reconhecer que há Algo diferente em você, ou seja, Deus é contigo, e ele vai querer saber quem é esse Deus. Testemunho melhor que esse não há e não será muito difícil ganhar mais essa alma para Jesus. Vai saber se você conseguiria a mesma coisa se usasse a carta que você tem na manga. Creio que não, pois Deus não está lá naquele lugar, Ele está onde quer que você esteja e é ali que te fará prosperar.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OS FRUTOS QUE PRODUZIMOS



No quarto dia da criação o Senhor  ordenou que a terra produzisse as plantas e ervas que dessem sementes. Também ordenou  que as árvores frutíferas produzissem frutos conforme a sua espécie. Isto está no versículo 11 do primeiro capítulo de Gênesis, no versículo 12 está o cumprimento desta ordem:

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E ficou assim estabelecido, para que a árvore que dê maça só gere maçã, que a semente que gere alface só faça nascer alface. Isso é o natural.

E quanto a nós? Devemos produzir algum fruto? Não me refiro aos filhos que geramos, mas sim a outro tipo de fruto.

Quando recebemos Cristo como nosso único Salvador, passamos a ter o Espírito Santo dentro nós e somos transformados. O Espírito Santo gera seus frutos em nós, uma nova espécie, uma nova criatura em Cristo Jesus e esses frutos são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, conforme Gálatas 5, versículo 22.

Amor. Amamos mais a Deus e aos nossos semelhantes. Amamos, consequentemente nos importamos com aqueles que não estão salvos. Pelo nosso amor a esses fazemos de tudo para que eles aceitem a Cristo. Produzimos amor e esse amor faz com que salvemos almas para Cristo.

Estaríamos realmente produzindo esse fruto do Espírito que nos leva a ganhar almas para o Reino de Deus?

Temos produzido o fruto da fé? Da mansidão? E da temperança? Que é pode ser sinônimo de domínio próprio.

Aliás, domínio próprio é tão difícil de se ter. Sem domínio próprio nós podemos cair em pecado. Sem domínio da carne estamos sujeitos a fornicar, a entrar em contendas e outras obras da carne.

Sendo cristãos, devemos produzir frutos segundo a nossa espécie, ou seja, nossa nova vida em Cristo Jesus. Pois foi para isso que o Senhor nos fez. Para dar frutos! 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ANDANDO COM DEUS



Andar ao lado de uma pessoa significa muitas coisas. Uma delas é que você concorda com muitas coisas que ela diz ou faz. Se em algum momento você  discordar ou não aceitar mais as atitudes dela, você começará a se afastar mas não bruscamente  e sim aos poucos. Até ficar distante, e dependendo do caso você anda contra essa pessoa, ou seja, entra em conflito, em rota de colisão. Independente do que a outra pessoa pensa ou faz, se está certo ou errado. Um versículo do livro do profeta Amós sintetiza muito bem isso:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?  Am 3:3

Andar com Deus com certeza não é igual a andar com uma pessoa. Andar ao lado d'Ele significa que aceitamos a Sua vontade, concordamos com que Ele faz na nossa vida. Andar ao lado d'Ele também significa renúncia de práticas antigas que não combinam com as práticas que passamos a ter ao lado d'Ele.

A primeira pessoa que a Bíblia relata de alguém ter andado com Deus foi Enoque.

E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Gn 5:22

Há pessoas que não andam tão ao lado de Deus, ficam meio afastadas, mas acreditam que estão andando com Ele. Ora aceitam fazer a vontade de Deus mas outras vezes estão fazendo a vontade do "outro". E há aqueles que deliberadamente andam contra Deus, fazem tudo que não é a vontade do Supremo.

Noé também andou com Deus, e foi ele quem o Senhor escolheu para salvar da grande inundação que a terra iria passar. O Senhor deu as instruções sobre a arca, como deveria ser feita e Noé fez exatamente igual ao que fora pedido.

Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gn 6:22

O que Deus tem para nós é perfeito e agradável. A arca resistiu a destruição. Noé foi obediente. Noé concordou e aceitou às ordens de Deus. Andava ao lado e não afastado. Não andava junto com os homens que estavam desagradando a Deus, caso contrário seria mais um que seria eliminado.

Se você está andando com Deus permaneça assim e não perca Seus passos de vista. Se está andando meio junto meio afastado, passe a andar junto e verás o que Ele tem para te oferecer e te ensinar. Ou ainda se está andando no caminho contrário, pense bem e veja se esse caminho lhe trará alguma vantagem ou benefício. Com certeza não. As trevas não tem nada para nos oferecer que seja bom para nós.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDENTE DE HOMENS - DEPENDENTE DE CRISTO





Há 189 anos o Brasil se tornava independente de Portugal. Era o desejo da nação naquele tempo ficar livre de Portugal e com muita luta conseguiram. E a data em que isso acontece fica marcado para sempre e torna-se um feriado nacional. Toda essa comemoração e festa existe porque nenhum país quer ser dependente de outro. Afinal todos os recursos para saúde, educação e segurança vem do país colonizador. E se o recurso não vier? Ou se ocorrer algum desvio de dinheiro? (Apesar de estarmos independentes essas coisas ainda acontecem, mas isso não vem ao caso agora) Enfim estar sujeito aos homens é algo muito difícil. Homem mente, engana, rouba, negligencia. Nem mesmo o Senhor quer que dependamos ou confiamos no homem.

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Ez 17:5)

Louvável todo desejo de não querer ficar na dependência de homens. Mas e do Senhor? 

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. (17:7)

Quem confia está seguro de que pode depender, que pode contar com a ajuda. E somente no Senhor temos essa plena confiança. Claro que há pessoas do nosso meio em que com o tempo sentimos confiança de que podemos contar com elas. Mas mesmo essas podem algum dia não nos ajudar, por motivos diversos.

É por isso que podemos e devemos ser dependentes de Deus. Nossa salvação depende de Jesus Cristo. Aceitamos o Seu sacrifício na cruz e a partir de então nossa salvação está nas mãos Dele. Quando entregamos nossa vida podemos ficar sossegados quanto a nossa segurança, saúde, pois o Senhor vai ajudar. Ele sabe que nem todos podem pagar por médicos particulares nem contar com segurança particular, mas estamos mais protegidos Nele do que esses que confiam suas vidas a terceiros.

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. (Salmo 20:7).

Seja totalmente dependente de Deus, pois com nossos próprios recursos e forças não temos condições de viver num mundo tão obscuro como esse que estamos vivendo. Repleto de problemas, injustiças sociais, desemprego, corrupção de todos os lados.

Nesse dia de Independência, dê um grito de Dependência a Deus, declarando que sem Ele nada podeis fazer (João 15:5). Mas não lembrar apenas uma vez por ano essa dependência, mas sim todos os dias da sua vida.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AINDA É POUCO




A bênção que Deus tem para te dar pode parecer muito aos seus olhos, mas para Ele ainda é pouco.

Um desempregado espera por um emprego e conseguir isso é muito para ele, ainda mais nos dias de muita competição que vivemos hoje. Só que Deus pode dar o emprego e ainda por cima um lugar de destaque nesse novo emprego. Aliás, quero compartilhar um testemunho que ouvi na célula da igreja que minha mãe frequenta.

Um rapaz empreendedor que vende produtos passava dificuldades e passou a orar para que Deus mudasse a situação dele. Foram anos esperando até que conseguiu um emprego na Phillips, a empresa multinacional de eletrônicos. Já no primeiro dia ele participou de uma reunião com diretores de diversos países e seu superior fez ele se apresentar, acabou conquistando a todos. Além disso, também no primeiro dia, almoçou com outros diretores locais, enquanto que outros que já trabalhavam lá não puderam desfrutar desta rica oportunidade. Ele esperava apenas pelo emprego, mas Deus o honrou e o colocou em lugar de destaque e ainda falou de Jesus para o presidente da Philips, também cristão.

No tempo dos reis, Jorão e Jeosafá, respectivamente de Israel e Judá, saíram em campanha contra o rei dos moabitas. No meio do caminho ficaram sem água para eles e para os gados. Jorão, lembrou-se do Senhor e foram ao profeta Eliseu que ao som de um instrumento disse a palavra do Senhor:

Fazei neste vale muitas covas. Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. (2 Reis 3:16 e 17).

Mas o Senhor disse mais: E ainda isto é pouco aos olhos do SENHOR; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos. (v.18).

Tudo aconteceu exatamente como Deus disse. Ele não só deu a água, mas também a vitória contra os moabitas conforme está no versículo 16:

Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.

Você ora para que o Senhor lhe dê uma oportunidade no culto, mas isso AINDA É POUCO. Ele pode dar um ministério em suas mãos.

Você ora para que seu relacionamento seja restaurado, mas isso AINDA É POUCO. Ele pode usar a sua vida para restaurar outros relacionamentos.

Você ora para que aquele parente que nunca quer ouvir de Jesus se livre de um vício qualquer. Mas o Senhor além de livrar faz a pessoa se converter para Jesus.

O poder de Deus é infinito e Ele sempre está surpreendendo, dando mais do que a gente imagina. Às vezes, no meio da batalha, pedimos apenas mantimentos, pois acreditamos que com nossas próprias forças iremos conseguir vencer a batalha, mas o Senhor vem com a providência e vence a batalha por nós.

Pensa que é muito?
Mas ainda é pouco!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A INCERTEZA DO AMANHÃ



Dois irmãos decidiram mudar de cidade pois o mercado que eles tinham já não estava dando mais lucro. Por isso acharam que o melhor era se mudar para outro lugar e lá começar um novo negócio. Tinham dinheiro suficiente para instalar suas famílias nesse novo lugar. Terminado o ano eles se mudaram e montaram um novo mercado. Estavam confiantes que faturariam bastante ali, afinal tinham previamente estudado o comércio local e viam grande perspectiva de sucesso. O ano foi transcorrendo e para espanto deles os negócios foram de mal a pior, enquanto o mercado da cidade de origem estava lucrando bastante em outras mãos. O que fizemos de errado? - perguntava um deles. Se tivéssemos esperado um pouco estaríamos faturando o dinheiro daquele mercado. - dizia outro.

No meio do ano eles fecharam o negócio e voltaram para cidade de origem. Estando sem dinheiro não conseguiram montar outro negócio, dessa forma foram pedir emprego no mercado que eles mesmos tinham montado. O atual dono deu emprego para eles na administração, mas não estavam ganhando muito bem. No escritório do mercado eles chegam a conhecer um antigo funcionário que frequenta uma igreja evangélica. Dia após dia a amizade cresce e esse homem convida os irmãos para ir ao culto. No domingo eles foram à igreja e a primeira palavra que eles ouvem do pastor é:

Tiago 4:13 - Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".

Os irmãos prontamente se identificaram com a passagem e o pastor direcionou sua palavra para a incerteza do amanhã. Dizia a pastor: - Nós não temos controle algum sobre o dia que virá e todos nossos planos são inúteis se não forem conforme a vontade do Senhor. Somente se o Senhor quiser faremos isto ou aquilo, pois a vontade Dele é melhor do que a nossa. O que Ele tem planejado é infinitamente melhor, ainda que nós nos organizemos, estudemos, enfim tudo isso é em vão se não for da vontade do Senhor.

Porque, "vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tiago 4:14)

Por isso recomendo a vocês que se vocês tem algum plano, entreguem ao Senhor e se for da vontade Dele certamente ocorrerá.  - exortou o pastor.

O pastor fez no final um apelo que dizia: Se você quer entregar a sua vida, o seu amanhã, o seu futuro para Jesus que além de tudo isso te salva e te livra venha até aqui para eu orar por você. Irmãos, o amanhã sem Jesus é incerto mesmo, cheio de dúvidas, mas com Jesus o seu amanhã é garantido, Ele tem planos melhores e maiores.

Os irmãos aceitaram Jesus e passaram a frequentar a igreja. Enquanto que no mercado começaram a mostrar resultados e dentro de um ano o dono os convidou para ser sócio deles. Tempos depois eles compraram a parte deste homem e reassumiram o comando do mercado que muito prosperou.

Sobre o amanhã Jesus disse: Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6:34)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nem terremoto pode abalar




Confiar em alguém nos dias de hoje é um tremendo desafio. Há aqueles que confiam desconfiando, ou seja, confia com os dois pés atrás, dá o voto de confiança mas preparado para qualquer imprevisto. Podemos sofrer decepção até mesmo das pessoas em quem confiamos plenamente. E quando há quebra da confiança a relação fica abalada.

Daniel confiou cegamente no Senhor e ele não foi devorado pelos leões.

Jeremias confiou no Senhor e foi libertado da prisão.

Paulo e Silas também foram presos mas a confiança deles no Senhor não foi abalada e eles foram libertos.

Confiança inabalável. Nem tremor nem terremoto deve abalar nossa confiança no Senhor porque Ele não trai a nossa confiança. Permaneceremos firmes como os montes de Sião.

Se o Senhor nos prometeu algo, devemos confiar, caso contrário podemos perder nossa bênção. O tempo geralmente é o maior inimigo. Ele passa e nada acontece, é o que todos pensam. Creio eu que o Senhor retarda o tempo para ver até onde nós confiamos Nele. José, filho de Jacó, viu em sonhos que seus irmãos se prostrariam diante dele, mas antes ele foi jogado num buraco, foi levado ao Egito, tentado, caluniado, preso, para depois chegar ao posto de poder e enfim seus irmãos recorreram a Ele. José confiou no Senhor e muitas dificuldades ele passou, mas não deixou de confiar que o Senhor cumpriria o que tinha lhe dito, porque quem confia no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre. (Salmo 125). Ainda nesse salmo, diz que o Senhor, protege o seu povo desde agora e para sempre tal qual os montes protegem Jerusalém (v.2).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A CASA CAIU ! ! !



O que faz uma casa cair?
Chuva? Enchentes? Ventania? Bombas? Má construção? Terreno impróprio?
 Todos esses motivos e muitos outros, podem levar uma casa a cair e o lugar onde ela está alicerçada fará toda a diferença em momentos fatais como estes.
Quando algo ruim ou de errado nos acontece dizemos: Ixi, a casa caiu!
A sensação de que algo ruim está para acontecer ou piorar é como sentir os alicerces de uma casa balançar, tremer. Talvez a casa não caia, só estremeça. Talvez perca algumas telhas. Talvez só entre um pouco de água.. enfim, talvez não chegue a cair, mas chega bem perto.
O interessante não é o que faremos quando ela cair, mas como nos comportamos quando ela ainda está de pé. Ficamos nervosos? Desanimamos? Abandonamos tudo?
Se sabemos que nossa casa é forte, e está bem alicerçada certamente não a abandonaremos, ficaremos nela até a tempestade passar, e então colocaremos tudo de volta no lugar.
Mas aqueles que tem a casa construída em um barranco, onde pode deslizar, ou em outro lugar de risco, certamente irá sair e esperar ela cair.
Na nossa vida, com relação aos problemas, agimos desta maneira também. Está tudo bem, de repente começa a chover, vem aquele problema/ perseguição/ dificuldade. Dependendo de como alicerçamos nosso coração enfrentamos com fé e não abandonamos Cristo, ou desanimamos e abandonamos nossa fé como se nunca tivéssemos conhecido Cristo.
Isso tem a ver com o alicerce que construímos nossa casa, se na Rocha ou na areia.
Se aceitamos a Cristo, aceitamos a Sua Palavra e nela meditamos dia e noite para andar em obediência a Deus, não tememos adversidades, pois sabemos que sempre seremos vencedores em Cristo. Virão sim muitas chuvas, ventos, mas eles não poderão roubar nossa fé, pois guardamos e obedecemos a Palavra de Deus (Bíblia).
Porém se aceitamos a Cristo, mas não desejamos nos relacionar com Ele, e vamos pra igreja por ir, não lemos sua Palavra, vivemos da mesma maneira que os incrédulos.. Quando bate o menor vento sobre nossa casa, já queremos parar. Quando vem chuva, abandonamos a casa.
Talvez sua casa ainda não está bem edificada, mas está construída sobre a areia. O convite de Cristo é para que você se mude desta casa, pois ela é perigosa, qualquer hora pode cair e te machucar, ou te matar.. e aí não haverá mais chance.  O convite dEle é para que você comece hoje mesmo um relacionamento intimo, profundo com Ele.
Leia a Bíblia, aprenda o que agrada a Deus e pratique.
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".  Mateus7.24-27


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A MARCA DA FIDELIDADE

Como você quer chegar aos 85 anos?

Quer ser um idoso sem ânimo no coração e sem força no corpo, ou deseja ser um idoso cheio de vigor, na alma e no corpo? 
MAS É POSSIVEL?

Pode uma pessoa chegar aos 85 anos de idade e ainda ter forças pra conquistar algo, ou começar um projeto novo? SIM, PODE.. no passado e no presente..

Poderia falar de Moisés, que começou seu ministério aos 80 (Ex 3 e 4).. sim, com 40 ele matou o egípcio e fugiu, mas com o dobro da idade iria tirar o povo de Israel do Egito. Mas essa história é bem conhecida e muito falada, por isso quero falar de outra personagem por meio da qual Deus falou comigo esta semana. Calebe.
Com 40 anos de idade, Calebe e Josué foram espionar a terra prometida juntamente com outros 10 espias, mas somente estes dois voltaram encorajados à lutar e conquistar a terra, apesar dos seus habitantes gigantes. Passado 45 anos, tendo Israel conquistado muitas terras e tendo Josué distribuído as terras entre as tribos, Calebe o lembra da promessa de Moisés feita a ele há 45 anos, na ocasião acima.

No capítulo 14 de Josué, Calebe, agora com 85 anos de idade, lembra Josué que a terra mais produtiva e linda é a que ambos conheceram há muito tempo, porém não lutaram por ela. Calebe lembra que o Senhor  prometeu aquela terra a eles, e que estava disposto a lutar para tê-la.

PUXA!! Não a conquistaram com 40 anos (no vigor da vida) e ele quer conquistar agora, com 85?? Pode um idoso liderar uma conquista em terra de Gigantes?

O texto diz, no versículo 14, que por ser INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR, Calebe conquistou aquela terra, e ela pertence até hoje aos seus descendentes. Glória a Deus!! Para Deus não tem idade para conquistas.. Se Ele prometeu, levantemo-nos, tomemos coragem e conquistemos.. mesmo que tenham passado alguns anos..  Calebe sabia que aquela terra não se comparava com as outras terras, era a mais difícil, porém a melhor parte das terras.

Outra pessoa que poderia citar aqui é o Pastor Jonathan Ferreira dos Santos (Vale da Bênção), que ainda hoje, com mais de 70 anos, continua trabalhando, conquistando e iniciando projetos evangelísticos para glória de Deus!

O segredo??? SER INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR!!! (Josué 14.14)

Não sei você.. mas eu desejo conquistar hoje e amanhã, desejo conquistar até o ultimo ano de vida que o Senhor me conceder..  Serei FIEL precioso Jesus, Serei Fiel.. custe o que custar, vai valer a pena, EU SEI.

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade” (João 4. 24)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

 
            Seria a beleza mais importante que a saúde? Seria o status? Ou ainda uma mansão luxuosa? Para os judeus da época pós-exílio havia coisas mais importantes do que reconstruir o templo, por exemplo, construir mansões luxuosas e o Senhor não se agradou nem um pouco disso e perguntou através do profeta Ageu:
Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? " v.4 (Ag 1).
            O templo para eles já não era tão importante, em outras palavras, Deus não era o centro da vida deles e vale lembrar que o templo deve ficar na posição central com as tribos ao redor, segundo a vontade do Senhor. Por causa disso, os judeus sofreram consequencias, conforme está escrito no v.6:
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".
            Enquanto o Senhor não enviasse o Messias, o templo seria a casa Dele entre o povo, ou seja, eles deviam cuidar, manter e deixar sempre em ordem a casa do Senhor, no caso estava destruido, era então o dever deles reconstruir, mas não fizeram e foi necessário o Senhor ordenar essa reconstrução: Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.
            Mas séculos mais tarde nasceu Jesus e Ele assumiu a forma do templo de Deus, disse que o templo seria derrubado e reconstruido em três dias. Após a ascensão de Cristo, nós passamos a ser templo do Espírito Santo, conforme está em 1 Coríntios 6:19: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
            Hoje nossa preocupação não é ter edifícios suntuosos para cultuar a Deus, claro que isso não é desculpa para fazermos de qualquer prédio um espaço para culto e adoração, mas ter um lindo templo com diversas instalações não vai garantir salvação para ninguém. O que se torna importante então para nós cristãos? Nosso corpo! Pois é nele que o Espírito Santo habita e com ele é que devemos nos importar. Será que nosso corpo tem sido digno de receber o Espírito Santo? Será que nossas vestes ou acessórios não tem ofuscado ou até afastado a presença do Senhor? Pode na casa do Senhor habitar mentira, volúpia, pornografia? E qual é a música ambiente desse templo? Louvores ao Senhor ou a música dos pagãos? Deixar de lado o templo que existe dentro de nós pode acarretar consequencias semelhantes aquelas descritas no livro de Ageu: nosso salário não ser suficiente, falta de segurança (para aqueles que investem tanto dinheiro para isso), doenças, etc. Tudo isso pode acontecer para aqueles que não tem Jesus como centro da sua vida. É preciso cuidarmos desse templo, no qual o Senhor faz morada, e se alguma coluna quebrar ou a tinta descascar temos que reformar e deixar do jeito que o Senhor nos deu, pois no Dia do Senhor teremos que entregá-lo do jeito que recebemos.

com a colaboração de Carol.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PODEROSO É O NOSSO DEUS!!


"Ó MAR SALGADO, quanto do seu sal
São lágrimas de Portugal
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar.


Valeu a pena? Tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu." 
Fernando Pessoa

 Pessoas de várias gerações concordam que o mar é uma grandeza misteriosa e muito poderosa. Muitos têm o desejo de conhecê-lo, muitos têm medo dele..  enfim, o mar é uma das criações de Deus que mais causa espanto nos homens.
Quem já esteve na praia percebeu a força das ondas, a quantidade infinda de águas, a maré tomando conta da praia.. enfim.. ninguém gostaria de estar no  mar no momento de uma tempestade ou ventania..

Para o povo de Israel essa era também uma grandeza incontrolável e quem a dominasse seria respeitado como profeta do Deus Altíssimo. Isso observamos na história de Moisés (Ex.14) e de Josué (cap.3). Sabemos que esses dois homens passaram a ser respeitados como enviados de Deus após “dominar” o mar. No Novo testamento o próprio Jesus precisou acalmar uma tempestade e o mar para que seus discípulos cressem nEle (Mt 8).
E quanto a nós, o que temos encontrado de tão poderoso na Terra que tem nos amedrontado ou provado a nossa fé?

Para muitos (portugueses, hebreus, gregos, discípulos..) o desafio foi o mar, mas e quanto a nós? O que tem nos desafiado?

Pessoas, doenças, desemprego, vícios, medo, solidão, incredulidade, espíritos..
Seja qual for a “grandeza” que te atemoriza ou abala sua fé em Deus, saiba que esta não é maior que o próprio Deus. Deus está acima de TUDO, e a TODOS governa. Seja homem, animal, natureza, espíritos.. enfim, TUDO!!

NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL PARA O NOSSO DEUS!!!
NÃO HÁ NADA NEM NINGUÉM QUE TENHA MAIS PODER DO QUE O NOSSO DEUS!!

Aquele que abre e acalma o mar, pode todas as coisas (Mt. 28.18)! Creia.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você está fazendo a sua PARTE?

“Os homens lhe disseram: "Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. Qualquer pessoa que sair da casa será responsável por sua própria morte;..” Josué 2:17-19

A história de Raabe nós conhecemos.. a prostituta de Jericó que foi salva pelos  espias e passou a viver com o povo de Israel, mais do que isso, ela tornou-se a mãe de Boaz (Mt1.5) e tataravó de Davi.. ou seja, entrou para a genealogia de Cristo!!
Mas para chegar a tudo isso, ela tomou uma atitude de fé e obediência. Sem conhecer muito o povo de Israel, mas ouvindo sobre o que Deus estava fazendo por eles decidiu ajudar os espias em sua própria terra. Em troca deste favor pediu que sua vida e a de sua família fossem poupadas quando eles tomassem aquela terra (ela creu mais que os próprios israelitas). No versículo acima está descrita essa aliança, e a parte que cabia a Raabe – amarrar o cordão vermelho e permanecer na casa com sua família. Raabe fez sua parte, e foi salva.
Ainda teríamos outro exemplo no AT, quando o povo saiu do Egito. Quem não passasse o sangue do cordeiro nos umbrais das portas e não permanecesse dentro também teria seu primogênito morto. Mais uma vez uma questão de fé e obediência para ser salvo.
E quanto a nós???
Cristo derramou seu sangue por nós, na ultima ceia orou por nós, nos pediu que participassemos sempre da ceia como uma maneira de participarmos do seu sangue (cordão de Raabe, sangue dos umbrais), deixou-nos mandamentos para cumprir (estão na Bíblia), prometeu que voltaria para nos livrar da morte eterna.. mas não disse a hora!!
Ele disse que voltaria como um ladrão a noite, que não se sabe que horas vem... assim também aconteceu com as 10 virgens, o noivo veio em um horário inesperado.. Raabe não sabia que horas viriam os espias.. o povo no Egito não sabia que hora passaria o anjo da morte.. NÓS NÃO SABEMOS QUE DIA E HORA VIRÁ JESUS!!
O que quero deixar para a meditação de todos é:
Cristo fez uma aliança conosco, e está cumprindo a parte dEle. Mas temos uma parte nessa aliança também, e precisamos cumprí-la. Ele tem compromisso conosco, se tivermos compromisso com Ele. Não podemos deixar de participar da Sua mesa (CEIA) até que venha, não podemos nos afastar do Seu corpo (IGREJA) que nos ajudará a mantermos o caminho.. essa é a nossa garantia de livramento, a obediência à sua Palavra.
Não poderemos culpar ninguém por nossa derrota e morte.. se sairmos da presença de Deus, nós mesmos somos responsáveis pelo que acontecer conosco.
Temos uma parte nessa aliança.. estamos fazendo nossa parte?
Deus os abençoe!!