No capítulo 40 de Gênesis há o relato do padeiro e do copeiro do faraó que foram presos. Lá cada um tem um sonho e José interpreta. Conforme vamos lendo podemos até pensar que essa passagem não dirá nada ao nosso coração, mas não desista, pois há algo importante para se refletir no versículo final.
O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. Gênesis 40:23
Por que o copeiro deveria se lembrar de José? Em alguns versículos atrás José disse através da sua interpretação que o copeiro sairia da prisão e seria exaltado. José pediu ao copeiro que mencionasse o nome dele ao faraó, mas como podemos ver o copeiro não lembrou, na verdade se esqueceu.
Na nossa vida podemos passar pelos dois lados dessa história. Num dia podemos ser o copeiro que recebemos uma revelação em que estamos numa situação difícil e que futuramente seremos exaltados. Por mais que seja Deus o autor desta revelação, não podemos desprezar a pessoa que ele usou. Devemos ser gratos a essa pessoa e ajudá-la na medida do possível. Se estivermos numa situação melhor e ela não estiver bem deveríamos ajudá-la como forma de gratidão.
Por outro lado podemos estar no lado de José. Deus nos usa para entregar uma revelação a uma pessoa e ela se esquece da gente. No caso o copeiro foi liberto e José continuou na prisão. Porém, tempos depois o faraó teve um sonho que ninguém soube interpretar, foi então que o copeiro se lembrou de José, na verdade foi Deus por intermédio do copeiro, afinal se não fosse esse sonho do faraó José estava destinado a uma reclusão sem hora para acabar. Sendo assim, não devemos ficar esperando que todos se lembrem das coisas que Deus faz através de nós, apenas alguns se lembrarão de imediato e outros se lembrarão muito tempo depois, mas Deus nos vê e não se esquece.
Não seja ingrato com aqueles que te ajudam, mesmo sendo Deus o nosso auxiliador.
Não fique triste por causa das pessoas que não se lembram de você, pois Deus nunca vai se esquecer de você!
Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Salmo 106:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário