segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AQUELE QUE TE SALVA



Quem já foi a praia alguma vez pode ter visto que há placas alertando para as pessoas não irem muito distante na água. Há uma placa que diz: Água no Umbigo, Sinal de Perigo. Há limites. Mas sempre há aqueles que querem ir além e depois não conseguem voltar por causa das ondas que levam e trazem. A pessoa ergue a mão, pede socorro e aparece o salva-vidas. Ele resgata a pessoa e adverte para que não faça mais aquilo. O socorrido diz que foi entrando aos poucos achando que dava pra ficar e foi se enganando e entrando cada vez mais fundo ao ponto de não conseguir voltar sozinho para a areia.

O pecado funciona parecido. O inimigo vai nos seduzindo e aos poucos vamos dando passos mais largos ao ponto de não conseguirmos nos libertar.

A única forma de sermos resgatados e não nos afundarmos ainda mais em pecado é pedir socorro ao Senhor Jesus, pois Ele veio para nos socorrer.

Porque está escrito em Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Jesus é o nosso resgatador! Quem estiver numa situação que não consegue se libertar sozinho deve pedir socorro ao Senhor e Ele vai resgatar, mas deixará no nosso coração aquele incômodo para que não venhamos mais nos afundar no pecado nem dar mais ouvido ao inimigo.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ



No capítulo 40 de Gênesis há o relato do padeiro e do copeiro do faraó que foram presos. Lá cada um tem um sonho e José interpreta. Conforme vamos lendo podemos até pensar que essa passagem não dirá nada ao nosso coração, mas não desista, pois há algo importante para se refletir no versículo final.

O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. Gênesis 40:23

Por que o copeiro deveria se lembrar de José? Em alguns versículos atrás José disse através da sua interpretação que o copeiro sairia da prisão e seria exaltado. José pediu ao copeiro que mencionasse o nome dele ao faraó, mas como podemos ver o copeiro não lembrou, na verdade se esqueceu.

Na nossa vida podemos passar pelos dois lados dessa história. Num dia podemos ser o copeiro que recebemos uma revelação em que estamos numa situação difícil e que futuramente seremos exaltados. Por mais que seja Deus o autor desta revelação, não podemos desprezar a pessoa que ele usou. Devemos ser gratos a essa pessoa e ajudá-la na medida do possível. Se estivermos numa situação melhor e ela não estiver bem deveríamos ajudá-la como forma de gratidão.

Por outro lado podemos estar no lado de José. Deus nos usa para entregar uma revelação a uma pessoa e ela se esquece da gente. No caso o copeiro foi liberto e José continuou na prisão. Porém, tempos depois o faraó teve um sonho que ninguém soube interpretar, foi então que o copeiro se lembrou de José, na verdade foi Deus por intermédio do copeiro, afinal se não fosse esse sonho do faraó José estava destinado a uma reclusão sem hora para acabar. Sendo assim, não devemos ficar esperando que todos se lembrem das coisas que Deus faz através de nós, apenas alguns se lembrarão de imediato e outros se lembrarão muito tempo depois, mas Deus nos vê e não se esquece.

Não seja ingrato com aqueles que te ajudam, mesmo sendo Deus o nosso auxiliador.

Não fique triste por causa das pessoas que não se lembram de você, pois Deus nunca vai se esquecer de você!

Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Salmo 106:4 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PERDÃO ENTRE IRMÃOS



Relação entre irmãos de sangue não é fácil. Geralmente há uma rivalidade que faz com que um fique competindo com o outro. Eu mesmo já tive por anos uma rivalidade com minha irmã, mais por parte dela. Às vezes eu também provocava contenda. Depois que nós nos convertemos e amadurecemos em Cristo melhoramos bastante e só de vez em quando há uma pequena rixa, mas coisa leve, nada comparado aos tempos de adolescente que era uma guerra só. Isso é normal, acontece até hoje com muitos irmãos. Claro que há casos de a rivalidade ser para vida inteira, principalmente em lares não cristãos. Na bíblia também há relatos de irmãos que tem ciúme do outro, inveja ou alguma mágoa. Há o caso de Esaú e Jacó, que brigaram desde o ventre e na primeira briga venceu Esaú que conseguiu nascer primeiro e Jacó veio atrás segurando seu calcanhar. (Gn 25:26).

Resumindo a história: Jacó comprou os direitos de ser o mais velho e depois passou a frente e ofereceu primeiro um prato para seu pai e recebeu a bênção. Esaú veio logo depois e já não havia mais bênção para ele. Tomado de raiva jurou vingança de morte contra seu irmão. Rebeca soube e fez com que Jacó fosse para outras terras. Depois de ter nascido seus filhos e conquistado seu rebanho Jacó foi embora outra vez e estava no caminho das terras de Edom, onde vivia Esaú. Sabendo disso preparou presentes para seu irmão e orou ao Senhor.

Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado. Quando atravessei o Jordão, eu tinha apenas um bastão e agora estou voltando com estes dois grupos de pessoas e animais. Ó Senhor, eu te peço que me salves do meu irmão Esaú. Tenho medo que ele venha e me mate e também as mulheres e crianças. Gn 32:10-11.

Antes de se encontrar com seu irmão, Jacó lutou com o anjo de Deus e teve seu nome trocado para Israel. Quando Jacó encontrou Esaú face a face humilhou-se diante dele e assumiu uma postura de servo perante ele e ofereceu os presentes que tinha separado e para surpresa de Jacó, Esaú teve outra atitude:

Porém Esaú saiu correndo ao encontro de Jacó e o abraçou; ele pôs os braços em volta do seu pescoço e o beijou. E os dois choraram. Gn 33:4.

E aquela atitude deixou Jacó muito feliz, fez questão que seu irmão recebesse os presentes e ainda disse: Para mim, ver o seu rosto é como ver o rosto de Deus, pois o senhor me recebeu tão bem (v. 10b)

Essa história nos ensina que devemos perdoar nosso irmão, mas também admitir quando erramos. Entregar ao Senhor para que Ele toque no nosso irmão para nos perdoar. E também se o nosso irmão nos machucar também estar prontos para perdoar.
Houve uma vez que numa das brigas com minha irmã, eu escrevi uma carta para ela e mencionei aquela passagem em que Pedro pergunta se temos que perdoar sete vezes o irmão que pecar contra nós e Jesus responde: Sete não, mas setenta vezes sete.
Muitas vezes ela estava errada e era eu quem pedia perdão para tentar ficarmos bem. O Senhor não quer irmãos brigando, porque se não conseguimos viver em paz com irmãos de sangue quanto mais os nossos irmãos que não são de sangue. Façamos o esforço de viver bem um com os outros e primeiramente com os que são de casa.





 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SERÁS PRÓSPERO NESTA TERRA



Fome. Falta de água. Quando isso acontecia nos tempos dos patriarcas a primeira coisa que se fazia era ir para outra terra. Abraão fez isso e foi parar no Egito, onde teve que mentir para não perder a vida. Mas Deus tinha lhe pedido para ficar em Canaã. Isaque, passou pela mesma situação e decidiu ir ao Egito, todavia o Senhor o impediu.

E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser. Gn 26:2

A bênção que o Senhor tinha prometido a Abraão e sua descendência era em Canaã e não no Egito. Abraão teimou e foi para lá. Agora Isaque queria fazer a mesma coisa. Não! Isso serve a nós também. Normal alguém estar descontente por algum motivo no emprego que está, mas se Deus prometeu que irá exaltar naquele lugar, não devemos sair dali enquanto não formos exaltados ou Deus nos pedir para sair, pois é ali que Ele quer nos usar para glorificar o nome Dele. Algumas pessoas dizem ter uma carta na manga quando estão numa situação ruim. Dizem: eu não preciso ficar nesse emprego, tem um lugar que se eu for vão me aceitar de volta lá. A carta na manga de Isaque era o Egito, como se lá fosse perfeito, nunca houvesse problema, lá poderia não estar com problema de comida, mas com certeza devia ter seus problemas e Isaque não via isso, pois estava longe daquela terra. Da mesma forma também não devemos dizer que tal lugar está melhor do que o nosso atual sem saber o que ocorre por lá. Uma família simples daqui de São Paulo pode reclamar das inúmeras enchentes e alagamentos e fica pensando se seria melhor morar em outro Estado, por exemplo do Centro Oeste, mas estando longe não sabe que lá é bem seco e quase não chove. Aqui essa família corre riscos sérios de leptospirose ou outras bactérias, mas naqueles estados correm o risco de problemas respirátórios.

Isaque obedeceu a voz do Senhor e permaneceu em Gerar, sob o comando de Abimeleque, rei dos Filisteus. E aconteceu que: Semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava (Gn 26:12). Ai estava a confirmação e a vontade do Senhor sendo feita. No versículo seguinte diz: E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 

Todas essas coisas chamaram a atenção do rei que foi ter com Isaque pedindo para que ele saísse dali. O filho de Abraão foi para o vale de Gerar. Lá os servos de Isaque abriram poços que tinha sido tampados e entulhados pelos filisteus e deles saíram água viva. E isso gerou contendas entre os filisteus e os servos de Isaque. Tiveram que se mudar de novo e foi para Berseba onde Deus se revelou para ele reafirmando a promessa feita a seu pai.

Abimeleque e seu exército vieram atrás do Isaque que estranhou essa atitude e para sua surpresa ouviu:

Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Gn 26:28

O inimigo se prostrou e reconheceu que Deus era na vida de Isaque. Tudo isso só aconteceu porque Isaque obedeceu a Deus que não deixou que ele fosse ao Egito. E se ele tivesse desobececido? E se nós desobedecermos a Deus e fazer contrário ao que Ele quer para nós? Será que vamos desfrutar, prosperar e ainda ver o mundo reconhecer que Deus é na nossa vida? O Abimeleque dos nossos dias pode ser o gerente do emprego que você está descontente mas se permanecer pode crescer, ser exaltado e o seu gerente reconhecer que há Algo diferente em você, ou seja, Deus é contigo, e ele vai querer saber quem é esse Deus. Testemunho melhor que esse não há e não será muito difícil ganhar mais essa alma para Jesus. Vai saber se você conseguiria a mesma coisa se usasse a carta que você tem na manga. Creio que não, pois Deus não está lá naquele lugar, Ele está onde quer que você esteja e é ali que te fará prosperar.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OS FRUTOS QUE PRODUZIMOS



No quarto dia da criação o Senhor  ordenou que a terra produzisse as plantas e ervas que dessem sementes. Também ordenou  que as árvores frutíferas produzissem frutos conforme a sua espécie. Isto está no versículo 11 do primeiro capítulo de Gênesis, no versículo 12 está o cumprimento desta ordem:

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E ficou assim estabelecido, para que a árvore que dê maça só gere maçã, que a semente que gere alface só faça nascer alface. Isso é o natural.

E quanto a nós? Devemos produzir algum fruto? Não me refiro aos filhos que geramos, mas sim a outro tipo de fruto.

Quando recebemos Cristo como nosso único Salvador, passamos a ter o Espírito Santo dentro nós e somos transformados. O Espírito Santo gera seus frutos em nós, uma nova espécie, uma nova criatura em Cristo Jesus e esses frutos são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, conforme Gálatas 5, versículo 22.

Amor. Amamos mais a Deus e aos nossos semelhantes. Amamos, consequentemente nos importamos com aqueles que não estão salvos. Pelo nosso amor a esses fazemos de tudo para que eles aceitem a Cristo. Produzimos amor e esse amor faz com que salvemos almas para Cristo.

Estaríamos realmente produzindo esse fruto do Espírito que nos leva a ganhar almas para o Reino de Deus?

Temos produzido o fruto da fé? Da mansidão? E da temperança? Que é pode ser sinônimo de domínio próprio.

Aliás, domínio próprio é tão difícil de se ter. Sem domínio próprio nós podemos cair em pecado. Sem domínio da carne estamos sujeitos a fornicar, a entrar em contendas e outras obras da carne.

Sendo cristãos, devemos produzir frutos segundo a nossa espécie, ou seja, nossa nova vida em Cristo Jesus. Pois foi para isso que o Senhor nos fez. Para dar frutos! 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ANDANDO COM DEUS



Andar ao lado de uma pessoa significa muitas coisas. Uma delas é que você concorda com muitas coisas que ela diz ou faz. Se em algum momento você  discordar ou não aceitar mais as atitudes dela, você começará a se afastar mas não bruscamente  e sim aos poucos. Até ficar distante, e dependendo do caso você anda contra essa pessoa, ou seja, entra em conflito, em rota de colisão. Independente do que a outra pessoa pensa ou faz, se está certo ou errado. Um versículo do livro do profeta Amós sintetiza muito bem isso:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?  Am 3:3

Andar com Deus com certeza não é igual a andar com uma pessoa. Andar ao lado d'Ele significa que aceitamos a Sua vontade, concordamos com que Ele faz na nossa vida. Andar ao lado d'Ele também significa renúncia de práticas antigas que não combinam com as práticas que passamos a ter ao lado d'Ele.

A primeira pessoa que a Bíblia relata de alguém ter andado com Deus foi Enoque.

E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Gn 5:22

Há pessoas que não andam tão ao lado de Deus, ficam meio afastadas, mas acreditam que estão andando com Ele. Ora aceitam fazer a vontade de Deus mas outras vezes estão fazendo a vontade do "outro". E há aqueles que deliberadamente andam contra Deus, fazem tudo que não é a vontade do Supremo.

Noé também andou com Deus, e foi ele quem o Senhor escolheu para salvar da grande inundação que a terra iria passar. O Senhor deu as instruções sobre a arca, como deveria ser feita e Noé fez exatamente igual ao que fora pedido.

Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gn 6:22

O que Deus tem para nós é perfeito e agradável. A arca resistiu a destruição. Noé foi obediente. Noé concordou e aceitou às ordens de Deus. Andava ao lado e não afastado. Não andava junto com os homens que estavam desagradando a Deus, caso contrário seria mais um que seria eliminado.

Se você está andando com Deus permaneça assim e não perca Seus passos de vista. Se está andando meio junto meio afastado, passe a andar junto e verás o que Ele tem para te oferecer e te ensinar. Ou ainda se está andando no caminho contrário, pense bem e veja se esse caminho lhe trará alguma vantagem ou benefício. Com certeza não. As trevas não tem nada para nos oferecer que seja bom para nós.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDENTE DE HOMENS - DEPENDENTE DE CRISTO





Há 189 anos o Brasil se tornava independente de Portugal. Era o desejo da nação naquele tempo ficar livre de Portugal e com muita luta conseguiram. E a data em que isso acontece fica marcado para sempre e torna-se um feriado nacional. Toda essa comemoração e festa existe porque nenhum país quer ser dependente de outro. Afinal todos os recursos para saúde, educação e segurança vem do país colonizador. E se o recurso não vier? Ou se ocorrer algum desvio de dinheiro? (Apesar de estarmos independentes essas coisas ainda acontecem, mas isso não vem ao caso agora) Enfim estar sujeito aos homens é algo muito difícil. Homem mente, engana, rouba, negligencia. Nem mesmo o Senhor quer que dependamos ou confiamos no homem.

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Ez 17:5)

Louvável todo desejo de não querer ficar na dependência de homens. Mas e do Senhor? 

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. (17:7)

Quem confia está seguro de que pode depender, que pode contar com a ajuda. E somente no Senhor temos essa plena confiança. Claro que há pessoas do nosso meio em que com o tempo sentimos confiança de que podemos contar com elas. Mas mesmo essas podem algum dia não nos ajudar, por motivos diversos.

É por isso que podemos e devemos ser dependentes de Deus. Nossa salvação depende de Jesus Cristo. Aceitamos o Seu sacrifício na cruz e a partir de então nossa salvação está nas mãos Dele. Quando entregamos nossa vida podemos ficar sossegados quanto a nossa segurança, saúde, pois o Senhor vai ajudar. Ele sabe que nem todos podem pagar por médicos particulares nem contar com segurança particular, mas estamos mais protegidos Nele do que esses que confiam suas vidas a terceiros.

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. (Salmo 20:7).

Seja totalmente dependente de Deus, pois com nossos próprios recursos e forças não temos condições de viver num mundo tão obscuro como esse que estamos vivendo. Repleto de problemas, injustiças sociais, desemprego, corrupção de todos os lados.

Nesse dia de Independência, dê um grito de Dependência a Deus, declarando que sem Ele nada podeis fazer (João 15:5). Mas não lembrar apenas uma vez por ano essa dependência, mas sim todos os dias da sua vida.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AINDA É POUCO




A bênção que Deus tem para te dar pode parecer muito aos seus olhos, mas para Ele ainda é pouco.

Um desempregado espera por um emprego e conseguir isso é muito para ele, ainda mais nos dias de muita competição que vivemos hoje. Só que Deus pode dar o emprego e ainda por cima um lugar de destaque nesse novo emprego. Aliás, quero compartilhar um testemunho que ouvi na célula da igreja que minha mãe frequenta.

Um rapaz empreendedor que vende produtos passava dificuldades e passou a orar para que Deus mudasse a situação dele. Foram anos esperando até que conseguiu um emprego na Phillips, a empresa multinacional de eletrônicos. Já no primeiro dia ele participou de uma reunião com diretores de diversos países e seu superior fez ele se apresentar, acabou conquistando a todos. Além disso, também no primeiro dia, almoçou com outros diretores locais, enquanto que outros que já trabalhavam lá não puderam desfrutar desta rica oportunidade. Ele esperava apenas pelo emprego, mas Deus o honrou e o colocou em lugar de destaque e ainda falou de Jesus para o presidente da Philips, também cristão.

No tempo dos reis, Jorão e Jeosafá, respectivamente de Israel e Judá, saíram em campanha contra o rei dos moabitas. No meio do caminho ficaram sem água para eles e para os gados. Jorão, lembrou-se do Senhor e foram ao profeta Eliseu que ao som de um instrumento disse a palavra do Senhor:

Fazei neste vale muitas covas. Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. (2 Reis 3:16 e 17).

Mas o Senhor disse mais: E ainda isto é pouco aos olhos do SENHOR; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos. (v.18).

Tudo aconteceu exatamente como Deus disse. Ele não só deu a água, mas também a vitória contra os moabitas conforme está no versículo 16:

Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.

Você ora para que o Senhor lhe dê uma oportunidade no culto, mas isso AINDA É POUCO. Ele pode dar um ministério em suas mãos.

Você ora para que seu relacionamento seja restaurado, mas isso AINDA É POUCO. Ele pode usar a sua vida para restaurar outros relacionamentos.

Você ora para que aquele parente que nunca quer ouvir de Jesus se livre de um vício qualquer. Mas o Senhor além de livrar faz a pessoa se converter para Jesus.

O poder de Deus é infinito e Ele sempre está surpreendendo, dando mais do que a gente imagina. Às vezes, no meio da batalha, pedimos apenas mantimentos, pois acreditamos que com nossas próprias forças iremos conseguir vencer a batalha, mas o Senhor vem com a providência e vence a batalha por nós.

Pensa que é muito?
Mas ainda é pouco!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A INCERTEZA DO AMANHÃ



Dois irmãos decidiram mudar de cidade pois o mercado que eles tinham já não estava dando mais lucro. Por isso acharam que o melhor era se mudar para outro lugar e lá começar um novo negócio. Tinham dinheiro suficiente para instalar suas famílias nesse novo lugar. Terminado o ano eles se mudaram e montaram um novo mercado. Estavam confiantes que faturariam bastante ali, afinal tinham previamente estudado o comércio local e viam grande perspectiva de sucesso. O ano foi transcorrendo e para espanto deles os negócios foram de mal a pior, enquanto o mercado da cidade de origem estava lucrando bastante em outras mãos. O que fizemos de errado? - perguntava um deles. Se tivéssemos esperado um pouco estaríamos faturando o dinheiro daquele mercado. - dizia outro.

No meio do ano eles fecharam o negócio e voltaram para cidade de origem. Estando sem dinheiro não conseguiram montar outro negócio, dessa forma foram pedir emprego no mercado que eles mesmos tinham montado. O atual dono deu emprego para eles na administração, mas não estavam ganhando muito bem. No escritório do mercado eles chegam a conhecer um antigo funcionário que frequenta uma igreja evangélica. Dia após dia a amizade cresce e esse homem convida os irmãos para ir ao culto. No domingo eles foram à igreja e a primeira palavra que eles ouvem do pastor é:

Tiago 4:13 - Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".

Os irmãos prontamente se identificaram com a passagem e o pastor direcionou sua palavra para a incerteza do amanhã. Dizia a pastor: - Nós não temos controle algum sobre o dia que virá e todos nossos planos são inúteis se não forem conforme a vontade do Senhor. Somente se o Senhor quiser faremos isto ou aquilo, pois a vontade Dele é melhor do que a nossa. O que Ele tem planejado é infinitamente melhor, ainda que nós nos organizemos, estudemos, enfim tudo isso é em vão se não for da vontade do Senhor.

Porque, "vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tiago 4:14)

Por isso recomendo a vocês que se vocês tem algum plano, entreguem ao Senhor e se for da vontade Dele certamente ocorrerá.  - exortou o pastor.

O pastor fez no final um apelo que dizia: Se você quer entregar a sua vida, o seu amanhã, o seu futuro para Jesus que além de tudo isso te salva e te livra venha até aqui para eu orar por você. Irmãos, o amanhã sem Jesus é incerto mesmo, cheio de dúvidas, mas com Jesus o seu amanhã é garantido, Ele tem planos melhores e maiores.

Os irmãos aceitaram Jesus e passaram a frequentar a igreja. Enquanto que no mercado começaram a mostrar resultados e dentro de um ano o dono os convidou para ser sócio deles. Tempos depois eles compraram a parte deste homem e reassumiram o comando do mercado que muito prosperou.

Sobre o amanhã Jesus disse: Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6:34)