segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nem terremoto pode abalar




Confiar em alguém nos dias de hoje é um tremendo desafio. Há aqueles que confiam desconfiando, ou seja, confia com os dois pés atrás, dá o voto de confiança mas preparado para qualquer imprevisto. Podemos sofrer decepção até mesmo das pessoas em quem confiamos plenamente. E quando há quebra da confiança a relação fica abalada.

Daniel confiou cegamente no Senhor e ele não foi devorado pelos leões.

Jeremias confiou no Senhor e foi libertado da prisão.

Paulo e Silas também foram presos mas a confiança deles no Senhor não foi abalada e eles foram libertos.

Confiança inabalável. Nem tremor nem terremoto deve abalar nossa confiança no Senhor porque Ele não trai a nossa confiança. Permaneceremos firmes como os montes de Sião.

Se o Senhor nos prometeu algo, devemos confiar, caso contrário podemos perder nossa bênção. O tempo geralmente é o maior inimigo. Ele passa e nada acontece, é o que todos pensam. Creio eu que o Senhor retarda o tempo para ver até onde nós confiamos Nele. José, filho de Jacó, viu em sonhos que seus irmãos se prostrariam diante dele, mas antes ele foi jogado num buraco, foi levado ao Egito, tentado, caluniado, preso, para depois chegar ao posto de poder e enfim seus irmãos recorreram a Ele. José confiou no Senhor e muitas dificuldades ele passou, mas não deixou de confiar que o Senhor cumpriria o que tinha lhe dito, porque quem confia no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre. (Salmo 125). Ainda nesse salmo, diz que o Senhor, protege o seu povo desde agora e para sempre tal qual os montes protegem Jerusalém (v.2).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A CASA CAIU ! ! !



O que faz uma casa cair?
Chuva? Enchentes? Ventania? Bombas? Má construção? Terreno impróprio?
 Todos esses motivos e muitos outros, podem levar uma casa a cair e o lugar onde ela está alicerçada fará toda a diferença em momentos fatais como estes.
Quando algo ruim ou de errado nos acontece dizemos: Ixi, a casa caiu!
A sensação de que algo ruim está para acontecer ou piorar é como sentir os alicerces de uma casa balançar, tremer. Talvez a casa não caia, só estremeça. Talvez perca algumas telhas. Talvez só entre um pouco de água.. enfim, talvez não chegue a cair, mas chega bem perto.
O interessante não é o que faremos quando ela cair, mas como nos comportamos quando ela ainda está de pé. Ficamos nervosos? Desanimamos? Abandonamos tudo?
Se sabemos que nossa casa é forte, e está bem alicerçada certamente não a abandonaremos, ficaremos nela até a tempestade passar, e então colocaremos tudo de volta no lugar.
Mas aqueles que tem a casa construída em um barranco, onde pode deslizar, ou em outro lugar de risco, certamente irá sair e esperar ela cair.
Na nossa vida, com relação aos problemas, agimos desta maneira também. Está tudo bem, de repente começa a chover, vem aquele problema/ perseguição/ dificuldade. Dependendo de como alicerçamos nosso coração enfrentamos com fé e não abandonamos Cristo, ou desanimamos e abandonamos nossa fé como se nunca tivéssemos conhecido Cristo.
Isso tem a ver com o alicerce que construímos nossa casa, se na Rocha ou na areia.
Se aceitamos a Cristo, aceitamos a Sua Palavra e nela meditamos dia e noite para andar em obediência a Deus, não tememos adversidades, pois sabemos que sempre seremos vencedores em Cristo. Virão sim muitas chuvas, ventos, mas eles não poderão roubar nossa fé, pois guardamos e obedecemos a Palavra de Deus (Bíblia).
Porém se aceitamos a Cristo, mas não desejamos nos relacionar com Ele, e vamos pra igreja por ir, não lemos sua Palavra, vivemos da mesma maneira que os incrédulos.. Quando bate o menor vento sobre nossa casa, já queremos parar. Quando vem chuva, abandonamos a casa.
Talvez sua casa ainda não está bem edificada, mas está construída sobre a areia. O convite de Cristo é para que você se mude desta casa, pois ela é perigosa, qualquer hora pode cair e te machucar, ou te matar.. e aí não haverá mais chance.  O convite dEle é para que você comece hoje mesmo um relacionamento intimo, profundo com Ele.
Leia a Bíblia, aprenda o que agrada a Deus e pratique.
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".  Mateus7.24-27


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A MARCA DA FIDELIDADE

Como você quer chegar aos 85 anos?

Quer ser um idoso sem ânimo no coração e sem força no corpo, ou deseja ser um idoso cheio de vigor, na alma e no corpo? 
MAS É POSSIVEL?

Pode uma pessoa chegar aos 85 anos de idade e ainda ter forças pra conquistar algo, ou começar um projeto novo? SIM, PODE.. no passado e no presente..

Poderia falar de Moisés, que começou seu ministério aos 80 (Ex 3 e 4).. sim, com 40 ele matou o egípcio e fugiu, mas com o dobro da idade iria tirar o povo de Israel do Egito. Mas essa história é bem conhecida e muito falada, por isso quero falar de outra personagem por meio da qual Deus falou comigo esta semana. Calebe.
Com 40 anos de idade, Calebe e Josué foram espionar a terra prometida juntamente com outros 10 espias, mas somente estes dois voltaram encorajados à lutar e conquistar a terra, apesar dos seus habitantes gigantes. Passado 45 anos, tendo Israel conquistado muitas terras e tendo Josué distribuído as terras entre as tribos, Calebe o lembra da promessa de Moisés feita a ele há 45 anos, na ocasião acima.

No capítulo 14 de Josué, Calebe, agora com 85 anos de idade, lembra Josué que a terra mais produtiva e linda é a que ambos conheceram há muito tempo, porém não lutaram por ela. Calebe lembra que o Senhor  prometeu aquela terra a eles, e que estava disposto a lutar para tê-la.

PUXA!! Não a conquistaram com 40 anos (no vigor da vida) e ele quer conquistar agora, com 85?? Pode um idoso liderar uma conquista em terra de Gigantes?

O texto diz, no versículo 14, que por ser INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR, Calebe conquistou aquela terra, e ela pertence até hoje aos seus descendentes. Glória a Deus!! Para Deus não tem idade para conquistas.. Se Ele prometeu, levantemo-nos, tomemos coragem e conquistemos.. mesmo que tenham passado alguns anos..  Calebe sabia que aquela terra não se comparava com as outras terras, era a mais difícil, porém a melhor parte das terras.

Outra pessoa que poderia citar aqui é o Pastor Jonathan Ferreira dos Santos (Vale da Bênção), que ainda hoje, com mais de 70 anos, continua trabalhando, conquistando e iniciando projetos evangelísticos para glória de Deus!

O segredo??? SER INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR!!! (Josué 14.14)

Não sei você.. mas eu desejo conquistar hoje e amanhã, desejo conquistar até o ultimo ano de vida que o Senhor me conceder..  Serei FIEL precioso Jesus, Serei Fiel.. custe o que custar, vai valer a pena, EU SEI.

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade” (João 4. 24)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

 
            Seria a beleza mais importante que a saúde? Seria o status? Ou ainda uma mansão luxuosa? Para os judeus da época pós-exílio havia coisas mais importantes do que reconstruir o templo, por exemplo, construir mansões luxuosas e o Senhor não se agradou nem um pouco disso e perguntou através do profeta Ageu:
Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? " v.4 (Ag 1).
            O templo para eles já não era tão importante, em outras palavras, Deus não era o centro da vida deles e vale lembrar que o templo deve ficar na posição central com as tribos ao redor, segundo a vontade do Senhor. Por causa disso, os judeus sofreram consequencias, conforme está escrito no v.6:
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".
            Enquanto o Senhor não enviasse o Messias, o templo seria a casa Dele entre o povo, ou seja, eles deviam cuidar, manter e deixar sempre em ordem a casa do Senhor, no caso estava destruido, era então o dever deles reconstruir, mas não fizeram e foi necessário o Senhor ordenar essa reconstrução: Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.
            Mas séculos mais tarde nasceu Jesus e Ele assumiu a forma do templo de Deus, disse que o templo seria derrubado e reconstruido em três dias. Após a ascensão de Cristo, nós passamos a ser templo do Espírito Santo, conforme está em 1 Coríntios 6:19: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
            Hoje nossa preocupação não é ter edifícios suntuosos para cultuar a Deus, claro que isso não é desculpa para fazermos de qualquer prédio um espaço para culto e adoração, mas ter um lindo templo com diversas instalações não vai garantir salvação para ninguém. O que se torna importante então para nós cristãos? Nosso corpo! Pois é nele que o Espírito Santo habita e com ele é que devemos nos importar. Será que nosso corpo tem sido digno de receber o Espírito Santo? Será que nossas vestes ou acessórios não tem ofuscado ou até afastado a presença do Senhor? Pode na casa do Senhor habitar mentira, volúpia, pornografia? E qual é a música ambiente desse templo? Louvores ao Senhor ou a música dos pagãos? Deixar de lado o templo que existe dentro de nós pode acarretar consequencias semelhantes aquelas descritas no livro de Ageu: nosso salário não ser suficiente, falta de segurança (para aqueles que investem tanto dinheiro para isso), doenças, etc. Tudo isso pode acontecer para aqueles que não tem Jesus como centro da sua vida. É preciso cuidarmos desse templo, no qual o Senhor faz morada, e se alguma coluna quebrar ou a tinta descascar temos que reformar e deixar do jeito que o Senhor nos deu, pois no Dia do Senhor teremos que entregá-lo do jeito que recebemos.

com a colaboração de Carol.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PODEROSO É O NOSSO DEUS!!


"Ó MAR SALGADO, quanto do seu sal
São lágrimas de Portugal
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar.


Valeu a pena? Tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu." 
Fernando Pessoa

 Pessoas de várias gerações concordam que o mar é uma grandeza misteriosa e muito poderosa. Muitos têm o desejo de conhecê-lo, muitos têm medo dele..  enfim, o mar é uma das criações de Deus que mais causa espanto nos homens.
Quem já esteve na praia percebeu a força das ondas, a quantidade infinda de águas, a maré tomando conta da praia.. enfim.. ninguém gostaria de estar no  mar no momento de uma tempestade ou ventania..

Para o povo de Israel essa era também uma grandeza incontrolável e quem a dominasse seria respeitado como profeta do Deus Altíssimo. Isso observamos na história de Moisés (Ex.14) e de Josué (cap.3). Sabemos que esses dois homens passaram a ser respeitados como enviados de Deus após “dominar” o mar. No Novo testamento o próprio Jesus precisou acalmar uma tempestade e o mar para que seus discípulos cressem nEle (Mt 8).
E quanto a nós, o que temos encontrado de tão poderoso na Terra que tem nos amedrontado ou provado a nossa fé?

Para muitos (portugueses, hebreus, gregos, discípulos..) o desafio foi o mar, mas e quanto a nós? O que tem nos desafiado?

Pessoas, doenças, desemprego, vícios, medo, solidão, incredulidade, espíritos..
Seja qual for a “grandeza” que te atemoriza ou abala sua fé em Deus, saiba que esta não é maior que o próprio Deus. Deus está acima de TUDO, e a TODOS governa. Seja homem, animal, natureza, espíritos.. enfim, TUDO!!

NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL PARA O NOSSO DEUS!!!
NÃO HÁ NADA NEM NINGUÉM QUE TENHA MAIS PODER DO QUE O NOSSO DEUS!!

Aquele que abre e acalma o mar, pode todas as coisas (Mt. 28.18)! Creia.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você está fazendo a sua PARTE?

“Os homens lhe disseram: "Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. Qualquer pessoa que sair da casa será responsável por sua própria morte;..” Josué 2:17-19

A história de Raabe nós conhecemos.. a prostituta de Jericó que foi salva pelos  espias e passou a viver com o povo de Israel, mais do que isso, ela tornou-se a mãe de Boaz (Mt1.5) e tataravó de Davi.. ou seja, entrou para a genealogia de Cristo!!
Mas para chegar a tudo isso, ela tomou uma atitude de fé e obediência. Sem conhecer muito o povo de Israel, mas ouvindo sobre o que Deus estava fazendo por eles decidiu ajudar os espias em sua própria terra. Em troca deste favor pediu que sua vida e a de sua família fossem poupadas quando eles tomassem aquela terra (ela creu mais que os próprios israelitas). No versículo acima está descrita essa aliança, e a parte que cabia a Raabe – amarrar o cordão vermelho e permanecer na casa com sua família. Raabe fez sua parte, e foi salva.
Ainda teríamos outro exemplo no AT, quando o povo saiu do Egito. Quem não passasse o sangue do cordeiro nos umbrais das portas e não permanecesse dentro também teria seu primogênito morto. Mais uma vez uma questão de fé e obediência para ser salvo.
E quanto a nós???
Cristo derramou seu sangue por nós, na ultima ceia orou por nós, nos pediu que participassemos sempre da ceia como uma maneira de participarmos do seu sangue (cordão de Raabe, sangue dos umbrais), deixou-nos mandamentos para cumprir (estão na Bíblia), prometeu que voltaria para nos livrar da morte eterna.. mas não disse a hora!!
Ele disse que voltaria como um ladrão a noite, que não se sabe que horas vem... assim também aconteceu com as 10 virgens, o noivo veio em um horário inesperado.. Raabe não sabia que horas viriam os espias.. o povo no Egito não sabia que hora passaria o anjo da morte.. NÓS NÃO SABEMOS QUE DIA E HORA VIRÁ JESUS!!
O que quero deixar para a meditação de todos é:
Cristo fez uma aliança conosco, e está cumprindo a parte dEle. Mas temos uma parte nessa aliança também, e precisamos cumprí-la. Ele tem compromisso conosco, se tivermos compromisso com Ele. Não podemos deixar de participar da Sua mesa (CEIA) até que venha, não podemos nos afastar do Seu corpo (IGREJA) que nos ajudará a mantermos o caminho.. essa é a nossa garantia de livramento, a obediência à sua Palavra.
Não poderemos culpar ninguém por nossa derrota e morte.. se sairmos da presença de Deus, nós mesmos somos responsáveis pelo que acontecer conosco.
Temos uma parte nessa aliança.. estamos fazendo nossa parte?
Deus os abençoe!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nossa FALA de cada dia..

“Não deixe de FALAR as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo que está escrito.
SÓ ENTÃO OS SEUS CAMINHOS PROSPERARÃO E VOCÊ SERÁ BEM SUCEDIDO.” Josué 1.8
  Paz a Todos!!

Lendo este texto hoje o Senhor me chamou a atenção para o conteúdo de minhas conversas.. e gostaria de compartilhar com vocês.

Neste texto, após a morte de Moisés, Deus estava encorajando Josué para assumir e perseverar na substituição de Moisés. Deus tinha uma grande promessa com o povo hebreu e iria cumprir sob a liderança de Josué, mas para isso, Josué precisava confiar no chamado de Deus para ele.
No versículo em destaque acima, Deus revela um segredo para Josué ser bem sucedido... FALAR  as palavras da Lei.

Isso me chamou a atenção pois sempre meditamos no “medita nesta lei de dia e de noite”, e nem percebemos esse FALAR (não se aparte de sua boca) no início da frase..

FALAR a Lei de Deus é um meio de lembrar a nós mesmos a vontade de Deus, é um meio de aumentar a nossa fé, é um meio de combater nosso inimigo que a todo tempo lança em nossa mente a incredulidade quanto as promessas de Deus.. A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus!!

É claro que só falamos do que conhecemos e gostamos... não podemos conversar sobre futebol se não entendemos nada, ou falar de política se não entendemos ..
Com a Palavra de Deus é o mesmo.. precisamos conhecê-la para CONVERSAR mais sobre ela..  precisamos amá-la para “soltar” ela em nossas conversas..

Em todo nosso dia, em cada conversa, cabe uma porção da Palavra de Deus.. seja para abençoar alguém, seja para ensinar, seja para corrigir, seja para citar um exemplo..
A Palavra de Deus é viva e eficaz.. não é ultrapassada, mas apta para nos ensinar tudo que precisamos para uma vida prospera e bem sucedida, tanto materialmente, como (principalmente) espiritualmente.

Que dos nossos lábios saiam diariamente louvores que exaltem o nosso Deus!
Que as nossas falas estejam recheadas da Palavra de Deus!!

Carol Santos