Neste final de semana aconteceu algo muito especial, que acontece muitas vezes, mas o fato de ter ocorrido com alguém próximo, muito amigo, me chamou a atenção para sua importância. Foi a palavra profética dirigida ao Marcos pelo evangelista visitante, que não o conhecia. A palavra profética a ele dirigida foi confirmada por toda a igreja presente e por ele mesmo. Foi uma alegria para todos poder ouví-la e confirmar sua veracidade e caráter profético, além de muito nos alegrar. E isso me fez repensar sobre a importância da profecia em nossos cultos e na igreja.
Lendo a 1º carta de Paulo aos coríntios, o capítulo 14 em especial, comecei a meditar sobre as palavras de Paulo e verificar o quão contemporâneo é seu texto. Paulo defende o uso dos dons publicamente quando a questão é a edificação do próximo, e a profecia neste texto tem lugar de destaque, visto revelar o coração do homem de maneira que ele não possa negar.
Muitos argumentam que Paulo não se refere a profecia no sentido de revelação, mas somente da exposição da Palavra, que por si só alcança o coração do homem e revela suas intenções. Eu porém creio que Paulo, apesar de também crer neste outro sentido da profecia, neste capítulo em especial está se referindo a revelação mesmo, e neste sentido é que vou defender a profecia.
Ver Deus falando profundamente com meu irmão em Cristo Marcos me fez desejar este maravilhoso dom, pois ele tem o poder de trazer ânimo ao coração cansado, e alegria ao abatido. melhor ainda foi ler no texto acima citado que Paulo, nos orienta a buscar esses dons.. ou seja, podemos tê-los. A condição entretando para obter este dom é a busca. Devo dizer que não é um dom para ser usado de qualquer maneira pois, da mesma maneira que muito pode contribuir, também muito pode destruir. É preciso querer usar este dom com temor, a fim de que ele cumpra seu papel no corpo de Cristo – Edifique e promova salvação.
Com um motivo tão especial como este para orar, por que temos orado por tantas coisas e não por esta? Ou pior ainda, por deixamos de orar? Por que não nos reunimos mais para "buscar" os dons do Espírito Santo como antigamente? Deixamos de crer?
Eis uma promessa bíblica: Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. (v31)
O que estamos esperando? Queremos que o reino de Deus cresça? Queremos que nossos irmãos sejam alegrados e reanimados pelo Senhor?
- Busquemos pois os melhores* DONS!!
PS. Melhores* não porque os outros são inferiores, MAS porque os dons que edificam os outros primeiramente e depois a nós mesmos, dão mais frutos para o reino de Deus. Estamos aqui para servir o próximo, PARA ISSO FOMOS CHAMADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário