terça-feira, 29 de março de 2011

DESCALÇO É MELHOR

Estava em uma aula há alguns dias e uma dica do meu professor me chamou a atenção:
Quando vocês estiverem dando aula e perceberem que as crianças estão muito agitadas, peçam que elas retirem os calçados e coloquem o pé em contato com o chão.. esse contato acalma, tranqüiliza.. e assim elas poderão prestar mais atenção no que vocês têm a ensinar.”
Só isso.. não precisava dizer mais nada.. e nos próximos 20 minutos eu não prestei muita atenção no que ele continuou a dizer.. meu pensamento foi lá em Êxodo 3.. no homem que o próprio Deus tinha ordenado que ficasse descalço.
Começei a me perguntar:  “Senhor, será que o Moisés estava inquieto? Será que ele estava como uma criança agitada? Será que além do Monte Horebe ser especial pela tua presença, o fato de descalçar os pés teria também a ver com o “prestar atenção”?
Moisés no capítulo anterior havia matado um egípcio e fugido para Midiã, onde casou-se e ficou até o atual faraó morrer. Sim.. Moisés poderia estar agitado, não somente no exterior, mas PRINCIPALMENTE no interior.  
Talvez ele se perguntasse sobre sua vida.. se algum dia voltaria ao Egito, à sua família, ao seu povo.. se tudo que aprendera no Egito serviria para alguma coisa..se.. se.. se..
Da mesma maneira nós nos encontramos muitas vezes diante de Deus.. agitadíssimos.. por fora e POR DENTRO.. temos muitas inquietações.. muitas perguntas..
Deus queria falar com Moisés, coisas importantíssimas.. Deus queria dar direção para A VIDA de Moisés.. Deus queria compartilhar com Moisés seus planos para a vida dele.. MAS agitado do jeito que ele estava era bem possível que não prestasse muita atenção..
Nós chegamos muitas vezes na Igreja como Moisés.. agitados, cheios de interrogações e “se”(s).. precisamos ouvi-Lo.. MAS.. não nos aquietamos.. não calamos nossa voz.. não paramos para prestar atenção as coisas importantes que Deus tem a nos dizer.. ficamos como uma criança agitada na sala de aula a qual a professora precisa pedir para tirar o sapato..
Se você se encontra nesta situação.. de muita agitação na presença de Deus.. TIRE SEU SAPATO.. ou seja, AQUIETE-SE ante o Senhor, e deixe-o falar com você.. pare de conversar com você mesmo enquanto Ele fala.. fixe seu pensamento nEle.. caso contrário, só você sai perdendo..
Deus quer compartilhar conosco a Sua vontade para nossas vidas, assim como fez com Moisés.. mas para isso precisamos reverenciar sua presença.. ficarmos com o coração quieto (e boca também) para poder ouvi-Lo!!
PS. Essa ilustração serve também para avaliarmos nosso comportamento na Igreja, em nossos cultos. Deus fala o tempo todo.. e nós ouvimos?  
Deus os abençoe!

Carol

quinta-feira, 17 de março de 2011

Perseverar Sempre

Grande erro é desistir na primeira tentativa que não deu certo. Na primeira investida nem sempre conseguimos êxito, mesmo tendo experiência e conhecimento do assunto. O povo de Israel tão acostumado com guerras e batalhas sabia bem disso, ora perdia, ora ganhava. Houve uma batalha contra uma tribo e na primeira vez que se enfrentaram as tribos de Israel perderam para a tribo de benjamim (essas lutas ocorreram porque a tribo de benjamim não queria entregar os homens que abusaram da concubina de um levita que acabou falecendo, trazendo o pecado para o povo de Israel - este acontecimento está narrado nos capítulos 19 e 20 de Juízes). Após a primeira derrota, os homens de Israel procuraram animar-se uns aos outros, conforme está escrito no versículo do cap.20 e em seguida eles choraram aos pé do Senhor perguntando se deviam atacar novamente os benjamitas e o Senhor respondeu que Sim! Vocês devem atacar! - Sim, nós devemos perseverar, insistir, tentar outra vez aquilo que queremos conseguir. Na busca pelo emprego nem sempre conseguimos na primeira entrevista, o atleta não ganha na primeira competição, ou não pontua na primeira partida, é preciso tentar, perseverar, insistir, sempre consultando ao Senhor para saber se realmente devemos continuar, sendo a vontade Dele, devemos obedecer. Na passagem citada, os homens de Israel não triunfaram na segunda vez, mas na terceira vez após muita oração e jejum, eles saíram a luta e venceram. Essa persistência faz lembrar de uma parábola que se encontra em Lucas 18:1-8 sobre uma viúva que esperava uma causa na justiça e o juíz nunca queria julgar a causa dela. Ela não desistia e ficava lembrando-o, até que um dia o juíz resolveu julgar o caso dela. Se ela não tivesse insistido e perseverado não teria conseguido ser ouvida e atendida pelo juíz. Por trás disso há a vontade de Deus de que recorramos muito mais a Ele, pois se ganhássemos sempre de primeira, Ele nunca seria lembrado, sendo assim Ele permite que não ganhemos ou conquistemos na primeira tentativa o emprego que tanto desejamos ou o apoio do pastor para um ministério que estamos organizando, tudo isso para que busquemos a face Dele, em oração ou em jejum  para que o nome Dele seja sempre honrado e glorificado.


Miguel Rodrigues

domingo, 13 de março de 2011

Compromisso com o Senhor

Não vou Te pedir
Além do que preciso
Dai-me Senhor
Somente o que necessito.

Não vou lamentar
Se riquezas não ganhar
Pois sentir Tua presença
É muito mais do que mereço.

Não vou me esconder
Quando pecado cometer
Diante do Senhor
O meu perdão vou implorar.

Não vou me esquecer
De ao Senhor agradecer
Quando Suas promessas cumprir
Pois nunca deixei de crer.

Não vou deixar
De Te adorar
Não vou deixar
De Te servir.

Não quero
Não vou
Não me desespero
Pois confio no Senhor.

Miguel Rodrigues

segunda-feira, 7 de março de 2011

O responsável pela derrota foi...


Para uma equipe ser vencedora todos precisam estar na mesma sintonia, no mesmo propósito e obedecerem as mesmas regras. Caso contrário a vitória não será alcançada. Quantas vezes já ouvi alguém dizer que seu time não venceu porque um jogador não jogou bem ou foi expulso. Colocam toda a responsabilidade em cima de uma única pessoa. O exemplo do futebol foi só uma mera alegoria, pois no mundo espiritual ocorre a mesma coisa. Não é uma questão de culpar ou jogar tudo nas costas de uma pessoa, pois imputar a culpa e julgar cabe apenas ao nosso Senhor. Aliás, foi o próprio Senhor que apontou para Josué quem pecou e fez o povo de Israel perder na batalha contra Ai (Josué capítulo 7). Josué soube que seus homens perderam e foi prostrar seu rosto sem saber o porquê daquela derrota e o Senhor pediu para que ele convocasse todas as tribos, depois separasse todos os clãs, famílias, até que chegasse na pessoa que tinha pecado, feito isso o clã de Acã ficou na berlinda e em seguida Acã foi chamado por Josué que teve atitude amável perante aquele que foi culpado pela morte de muitos homens. O pecado de Acã foi a cobiça pelos objetos e pelas pratas de um povo derrotado por Israel. Conforme a ordem do Senhor, Acã e sua família foram mortos para que o pecado fosse retirado. Atualmente, há outras formas para punir alguém que prejudicou uma equipe. Isso faz lembrar do corpo de Cristo que Paulo fala em suas cartas. Se um membro do corpo estiver adoecido fará com que o resto do corpo sinta. Uma dor no dedo mindinho do pé pode nos deixar com dificuldade para caminhar ou uma doença no coração pode nos levar a morte. Na igreja, geralmente há vários ministérios, se uma pessoa ou mais que fazem parte de um ministério não cooperar ou não estiver em compromisso (primeiramente com Cristo e depois com seu ministério) pode afetar bastante o restante do ministério. E se preciso for será necessário conversar com a pessoa, saber o que está acontecendo e dependendo pedir para que ela se afaste um pouco do grupo, reveja seus erros e pedir perdão a Deus.
Para finalizar quero deixar um alerta, tanto para grupo quanto para um indíviduo: O Senhor não estará ao lado de quem estiver em pecado, é preciso que se descubra e elimine o que está fazendo pecar. No evangelho de Mateus, diz: Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mt 5:29)

Miguel Rodrigues

quinta-feira, 3 de março de 2011

LIBERTOS DA GAIOLA


Fonte do vídeo: You Tube

“George Tomas, um pregador Inglês, apareceu um dia em sua pregação carregando uma gaiola e a colocou no balcão, e começou a falar:
- Estava andando pela rua ontem, e vi um menino levando essa gaiola com 3 pequenos passarinhos dentro com frio e com medo.
- Eu perguntei: menino o que você vai fazer com esses passarinhos ?
Ele respondeu:
- Vou levá-los para casa tirar as penas e queimá-los, vou me divertir com eles.
- Quanto você quer por esses passarinhos menino ?
O menino respondeu :
- O senhor não vai querê-los, eles não servem para nada, são feios !
O pregador os comprou por 10 dólares! E os soltou em uma árvore!
Um dia Jesus e Satanás estavam conversando e Jesus perguntou a Satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra.
Ele respondeu:
- Estou me divertindo com elas, ensino a fazer bombas e a matar, a usar revolver, a odiar umas a outras, a casar e a divorciar, ensino a abusar de criancinhas, ensino a jovens usar drogas , a beber e fazer tudo o que não se deve!
- Estou me divertindo muito com eles!
Jesus perguntou: - E depois o que você vai fazer com eles?
- Vou matá-los e acabar com eles!
Jesus perguntou: - Quanto você quer por eles?
Satanás respondeu: - Você não vai querer essas pessoas, elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, egoístas e avarentas!
Elas não vão te amar de verdade, vão bater e cuspir no Teu rosto, vão te desprezar e nem vão levar em consideração o que você fizer!
- Quanto você quer por elas Satanás!?
- Quero toda a tua lágrima e todo o teu sangue !
- Trato feito !
E..... Jesus pagou o preço da nossa liberdade!”


Fonte: http://felipezanata.blogspot.com/2009/09/libertos-da-gaiola.html