sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O QUE ACONTECE A NOITE?

Muitos dormem.. muitos trabalham.. alguns estudam.. alguns simplesmente não dormem..
O que talvez passe desapercebido para muitos é que o Senhor  NÃO DORME, e TRABALHA PELOS SEUS DURANTE A NOITE (Sl 127.2).
A Bíblia nos relata fatos que ocorreram durante a noite, mas que muitas vezes não prestamos atenção.  Já vi muitos quadros ilustrando a passagem do Mar Vermelho durante o dia, e acabei aceitando a idéia, mas ao reler Êxodo 14 por esses dias, não pude deixar de notar o quanto a Bíblia enfatiza que este fato ocorreu à noite (v. 20, 21,24, 27). E sabe o que vejo nisso? Uma lição para nós.
No capítulo 6, Deus fala a Moisés qua já se revelara aos patriarcas como o Deus todo poderoso, mas que pelo seu nome, “o Senhor”,  Ele se revelaria ao povo de Israel..  MAS para isso acontecer, o povo precisaria passar por uma noite especial.. e então reconheceriam esse nome de Deus (cap 15).
Gostaria muito que cada um de vocês relesse o capítulo 14, a travessia do mar vermelho, pois vou citar alguns detalhes apenas. No versículo 12, percebemos o medo dos hebreus..  eles disseram preferir continuar sendo escravos a vida toda e morrer no Egito, do que enfrentar o Faraó..rs
            Quantas vezes também dizemos isso ao Senhor?  Preferimos continuar sofrendo em nossa situação difícil, do que entregar nas mãos de Deus e deixar Ele se mostrar Deus (o Senhor) em nossas vidas...  A condição para sermos libertos é enfrentar nosso medo.. não sozinhos, mas atrás do Senhor dos Exércitos, que é quem lutará por nós...  é preciso confiar nEle (v.14)..
Durante a viagem para fora do Egito, o Senhor guiava seu povo como uma coluna de fogo à noite, e uma nuvem durante o dia.. mas nesta noite em especial Ele esteve presente das duas formas (v.19, 20,24).. Tudo isso para proteger seu povo, para dar-lhes grande livramento... para que eles o conhecessem como o Senhor..
Como todos conhecem a história, a noite chegou ao fim ( v.27), e ao raiar o dia, os egípcios estavam mortos na praia.. o Senhor havia lutado pelos hebreus, e feito grandes maravilhas.
 Talvez você esteja vivendo uma noite turbulenta como essa, em que inimigos insistem em te perseguir e parece que estão te alcançando. Como Deus se revelou aos hebreus, ele quer se revelar a você, apenas acalme-se e deixe Ele lutar(v12). O mesmo Deus, o Senhor, que os livrou deseja que nós também o conheçamos melhor, e muitas vezes só o conheceremos se passarmos por UMA NOITE com Ele.. sim.. UMA NOITE COM ELE.
Você não está sozinho.. a nuvem do Senhor separa você do seu inimigo (o sangue de Jesus), e a coluna de fogo o ilumina durante toda essa noite (a Palavra do Senhor).
Deus quer nos libertar, ajudar, se revelar a nós.. mas para isso precisamos ter coragem em meio a noite e não voltarmos atrás, mas confiantes, seguir em frente. Se queremos ter uma experiência que marcará nossa vida de fé, precisamos passar UMA NOITE COM O SENHOR.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Sl. 30.5

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MÊS DAS MULHERES

No mês de março teremos uma programação especial para as mulheres,
CONVIDE, PARTICIPE, DIVULGUE!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Salvação



Hoje eu quero falar sobre salvação e decidi fazer diferente :buscar por esta palavra na ferramenta de busca mais utilizada (Google) e na primeira página veio links para sites cristãos. O primeiro resultado tem o título de Plano de Salvação, o segundo lança uma pergunta: O que é a salvação verdadeira e bíblica? O terceiro resultado nos remete a um artigo sobre Salvação da Wikipedia e visualizando o artigo se lê: A salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. Linhas abaixo está escrito: A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a idéia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa `salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde. Ainda há outros resultados, em um deles direciona para um site inglês que traduzido significa Respostas Cristãs e a pergunta que aparece no resultado é: Como posso ter certeza da minha salvação? Antes de me aprofundar na salvação através de Cristo, quero deixar a título de curiosidade como ocorre a salvação em outras religiões. No Islamismo a salvação se dá por fé e boas obras e no Hinduísmo ocorre quando se atinge o nível espiritual mais alto, no Budismo a salvação envolve conceitos filosóficos profundos e que não vale a pena detalhar. Voltando ao Cristianismo, a salvação que ocorre aceitando Jesus Cristo como seu único salvador. Ao aceitar Jesus Cristo, aceita-se também a viver de forma diferente, conforme os ensinamentos de Jesus. É interessante o conceito grego de salvação que envolve cura, redenção, remédio, resgate. E Jesus faz exatamente isso com quem O aceita: Ele cura, Ele redime, remedia e nos resgata do pecado e de uma vida imoral. A salvação segundo a Wikipedia se refere a libertação de um estado. Que estado é esse? Prefiro a palavra "situação" e quem não aceitou Cristo ainda vive uma situação difícil: é escravo do pecado, geralmente possui algum vício. Mas quem é salvo não peca? Peca sim, mas não tem o desejo de pecar, não é escravo dele. Um versículo quero deixar para não dizer que não usei a Bíblia - "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4:12). Resumindo: Só há salvação em Cristo Jesus!
Miguel Rodrigues

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Povo Que Murmurava




É incrível que possam existir pessoas que murmuram quando o Senhor intervém para tirá-la de uma situação que não é boa para elas. É um cúmulo alguém que ora para mudar de emprego e quando o Senhor atende ao pedido, a pessoa começava a achar defeito e reclamar do novo emprego, ou outro exemplo, como: mudar de escola, mudar de casa, enfim, mudança de forma geral. Há casos em que a pessoa nem orou, e o Senhor com sua infinita graça fez sua obra na vida dela ou alguém que orou para essa pessoa mudar de situação. Essa situação não é novidade, pois aconteceu há milênios atrás quando o povo hebreu que era escravo no Egito saiu da escravidão para voltar a Terra Prometida. Eles eram liderados por Moisés que queria sair dali, orou a Deus que também já havia prometido há muito tempo o fim dessa escravidão. Depois que vieram as pragas, o faraó finalmente cedeu (com o consentimento de Deus que outrora havia endurecido o coração do faraó em não permitir a saída do povo) e deixou que Moisés e seu povo fossem embora. Já no meio do caminho, Moisés escuta o povo murmurar e reclamar, como está escrito no livro do Êxodo, capítulo 14, versículo 11 e 12: "Disseram a Moisés: Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe parar morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já lhe tinhamos dito no Egito:  Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! (NVI) - Quanta audácia desse povo ter dito isso! Eles realmente não tinham noção do que estavam dizendo e ainda pediam paz! Como pode haver paz enquanto se é escravo?! E ainda tiveram a capacidade de dizer que iriam morrer quando ainda estavam no começo da viagem de volta. E há pessoas hoje em dia que quando mudam alguma situação em suas vidas já querem decretar o futuro, e na maioria das vezes, de forma negativa, por exemplo: Não vou durar nesse emprego, ou, essa casa logo logo dará problemas. O povo falava como se não houvesse Deus, e o pior, ainda há pessoas que falam isso. Eu queria deixar alguns   pedidos: não murmurem mais, não queiram prever o futuro, ainda mais de forma negativa. Esperem acontecer, ou melhor, esperem no Senhor, pois com certeza você não perecerá e ainda atravessará o Mar Vermelho rumo a Terra Prometida que você tanto deseja.

Miguel Rodrigues